Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73895
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Análise do desempenho acadêmico de alunos estrangeiros no Brasil: o caso da Universidade da Integração da Lusofia Afrobrasileira (UNILAB)
Título en inglés: Analysis of the academic performance of foreign students in Brazil: the case of the Universidade da Integração da Lusofia Afrobrasileira (UNILAB)
Autor : Santos, Antônio Célio Ferreira dos
Tabosa, Francisco José Silva
Castelar, Pablo Urano de Carvalho
Amorim, Domingos Isaias Maia
Silva, Maria Josiell Nascimento da
Ferreira, Francisca Ingrid Gouveia
Palabras clave : Desempenho acadêmico - Análise;Educação;UNILAB
Fecha de publicación : 2023
Editorial : Revista Observatório de la Economia Latinoamericana
Citación : SANTOS, Antônio Célio Ferreira dos; TABOSA, Francisco José Silva; CASTELAR, Pablo Urano de Carvalho; AMORIM, Domingos Isaias Maia; SILVA, Maria Josiell Nascimento da; FERREIRA, Francisca Ingrid Gouveia. Análise do desempenho acadêmico de alunos estrangeiros no Brasil: o caso da Universidade da Integração da Lusofia Afrobrasileira (UNILAB). Revista Observatório de la Economia Latinoamericana, Curitiba, v. 21, n. 7, p. 6534-6552, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73895. Acesso em: 09 ago. 2023.
Resumen en portugués brasileño: O objetivo deste estudo foi analisar o desempenho acadêmico dos alunos estrangeiros no Brasil no semestre 2018.1, com foco na UNILAB. Para isso, utilizou-se o método do propensiy score matching com balanceamento por entropia. Os resultados mostraram que os alunos brasileiros possuem um desempenho acadêmico melhor do que os alunos estrangeiros. Grande parte desse resultado deve-se a baixa qualidade do ensino médio dos alunos estrangeiros, além da dificuldade na língua portuguesa e matemática.
Abstract: The objective of this study was to analyze the academic performance of foreign students in Brazil in the 2018.1 semester, focusing on UNILAB. For this, the propensity score matching method with entropy balancing was used. The results showed that Brazilian students have a better academic performance than foreign students. A large part of this result is due to the low quality of secondary education for foreign students, in addition to the difficulty in the Portuguese language and mathematics.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73895
ISSN : 1696-8352
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DEA - Artigos publicados em revista científica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_art_acfsantos.pdf576,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.