Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73895
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Análise do desempenho acadêmico de alunos estrangeiros no Brasil: o caso da Universidade da Integração da Lusofia Afrobrasileira (UNILAB) |
Título em inglês: | Analysis of the academic performance of foreign students in Brazil: the case of the Universidade da Integração da Lusofia Afrobrasileira (UNILAB) |
Autor(es): | Santos, Antônio Célio Ferreira dos Tabosa, Francisco José Silva Castelar, Pablo Urano de Carvalho Amorim, Domingos Isaias Maia Silva, Maria Josiell Nascimento da Ferreira, Francisca Ingrid Gouveia |
Palavras-chave: | Desempenho acadêmico - Análise;Educação;UNILAB |
Data do documento: | 2023 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Observatório de la Economia Latinoamericana |
Citação: | SANTOS, Antônio Célio Ferreira dos; TABOSA, Francisco José Silva; CASTELAR, Pablo Urano de Carvalho; AMORIM, Domingos Isaias Maia; SILVA, Maria Josiell Nascimento da; FERREIRA, Francisca Ingrid Gouveia. Análise do desempenho acadêmico de alunos estrangeiros no Brasil: o caso da Universidade da Integração da Lusofia Afrobrasileira (UNILAB). Revista Observatório de la Economia Latinoamericana, Curitiba, v. 21, n. 7, p. 6534-6552, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73895. Acesso em: 09 ago. 2023. |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi analisar o desempenho acadêmico dos alunos estrangeiros no Brasil no semestre 2018.1, com foco na UNILAB. Para isso, utilizou-se o método do propensiy score matching com balanceamento por entropia. Os resultados mostraram que os alunos brasileiros possuem um desempenho acadêmico melhor do que os alunos estrangeiros. Grande parte desse resultado deve-se a baixa qualidade do ensino médio dos alunos estrangeiros, além da dificuldade na língua portuguesa e matemática. |
Abstract: | The objective of this study was to analyze the academic performance of foreign students in Brazil in the 2018.1 semester, focusing on UNILAB. For this, the propensity score matching method with entropy balancing was used. The results showed that Brazilian students have a better academic performance than foreign students. A large part of this result is due to the low quality of secondary education for foreign students, in addition to the difficulty in the Portuguese language and mathematics. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73895 |
ISSN: | 1696-8352 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DEA - Artigos publicados em revista científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_art_acfsantos.pdf | 576,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.