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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73885
Tipo: | Tese |
Título : | Percepções sobre o uso da Sequência Fedathi e de um aplicativo no ensino de anatomia humana |
Autor : | Campos Neto, Francisco Herculano |
Tutor: | Girão-Carmona, Virgínia Claudia Carneiro |
Co-asesor: | Borges Neto, Hermínio |
Palabras clave : | Tecnologia da Informação e Comunicação;Aplicativos móveis;Articulações;Anatomia;Aprendizagem;Desempenho Acadêmico |
Fecha de publicación : | 16-jun-2023 |
Citación : | CAMPOS NETO, Francisco Herculano. Percepções sobre o uso da Sequência Fedathi e de um aplicativo no ensino de anatomia humana. 2023. 104 f. Tese (Doutorado em Ciências Morfofuncionais) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73885. Acesso em: 09 ago. 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | O processo de ensino aprendizagem envolve diversos atores e cenários em especial o docente que realiza o planejamento e execução da disciplina. Essa tese tem por finalidade analisar o desempenho dos acadêmicos de Enfermagem nas disciplinas de Anatomia Humana antes e depois do uso de uma proposta metodológica, a Sequência Fedathi (SF), que consiste em três níveis (Preparação, Vivência e Análise). Bem como construir e validar um aplicativo envolvendo o tema de Sistema Articular da disciplina de Anatomia Humana. Dividida em dois artigos. O primeiro relata que ao longo de 2018 e 2019, 396 acadêmicos de Enfermagem foram submetidos à SF na disciplina de Anatomia Humana e destes, 84 vivenciaram, novamente, a SF em Anatomia Clínica. Esses dados foram comparados com o desempenho dos discentes do período de 2016 e 2017 com a utilização de Softwares (Microsoft Excel e Graphpad Prism) para análise descritiva, obtendo-se a medida de tendência central e dispersão. Foram aplicados os testes de t de Student pareado, ANOVA e Turkey. A partir de 2018, início do uso da SF constatou-se um aumento significativo do valor obtido pelos estudantes, independentemente do semestre letivo. Constatou-se que, independentemente do turno e semestre letivo, os estudantes apresentaram uma elevação significativa do rendimento acadêmico na Anatomia Clínica quando comparado à Anatomia Humana. O professor foi mais bem avaliado, em todos os indicadores acadêmicos, quando fez uso dessa metodologia de ensino. A utilização da Sequência Fedathi na disciplina de Anatomia promoveu melhora do desempenho acadêmico dos estudantes, reduzindo o índice de reprovação, além de ter levado a uma melhora na avaliação do docente que a utilizou. Em um segundo artigo, abordou-se a temática da validação de um aplicativo de anatomia humana. Apesar de jogos educativos serem importantes estratégias no processo de ensino-aprendizagem de anatomia humana, há carência de jogos virtuais abordando o sistema articular. Assim, esse estudo objetivou desenvolver e validar o conteúdo, aparência e técnica de um aplicativo para o ensino desse sistema. Trata-se de estudo metodológico, conduzido no período de dezembro de 2021 a dezembro de 2022, com juízes especialistas em anatomia. Após desenvolvimento do aplicativo DOMINOSSO, os juízes foram selecionados e, tendo sido aceita a participação, preencheram um formulário de validação, via e-mail. Os dados foram analisados, admitindo-se, para o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), um valor superior a 0,80. Dos 11 participantes, 90,91%, 90,91% e 72,72% afirmaram que o aplicativo era apropriado para o ensino de anatomia, era de fácil manuseio e tinha interface atraente, respectivamente. Sobre o IVC médio, esse foi de 0,85. Conclui-se que os juízes, com provável idade para participação no processo de validação, de área de atuação notadamente relacionada à anatomia humana e devidamente qualificados para o exercício da docência e pesquisa, avaliaram positivamente o aplicativo DOMINOSSO, em termos de conteúdo, aparência e técnica. |
Abstract: | The teaching-learning process involves several actors and scenarios, especially the teacher who plans and executes the discipline. This thesis aims to analyze the performance of Nursing students in the Human Anatomy disciplines before and after using a methodological proposal, the Fedathi Sequence (SF), which consists of three levels (Preparation, Experience and Analysis). As well as building and validating an application involving the Articular System theme of the Human Anatomy discipline. Divided into two articles. The first one reports that throughout 2018 and 2019, 396 nursing students underwent SF in the Human Anatomy discipline and of these, 84 experienced SF in Clinical Anatomy again. These data were compared with the performance of students in the period 2016 and 2017 using Software (Microsoft Excel and Graphpad Prism) for descriptive analysis, obtaining the measure of central tendency and dispersion. Paired Student's t test, ANOVA and Turkey were applied. As of 2018, when the SF began to be used, there was a significant increase in the value obtained by students, regardless of the academic semester. It was found that, regardless of the school shift and semester, students showed a significant increase in academic performance in Clinical Anatomy when compared to Human Anatomy. The teacher was better evaluated, in all academic indicators, when he used this teaching methodology. The use of the Fedathi Sequence in the Anatomy discipline improved the students' academic performance, reducing the failure rate, in addition to having led to an improvement in the evaluation of the professor who used it. In a second article, the issue of validation of a human anatomy application was addressed. Although educational games are important strategies in the teaching-learning process of human anatomy, there is a lack of virtual games addressing the joint system. Thus, this study aimed to develop and validate the content, appearance and technique of an application for teaching this system. This is a methodological study, conducted from December 2021 to December 2022, with expert judges in anatomy. After developing the DOMINOSSO application, the judges were selected and, having accepted their participation, they filled out a validation form via email. The data were analyzed, assuming a value greater than 0.80 for the Content Validity Index (CVI). Of the 11 participants, 90.91%, 90.91% and 72.72% stated that the application was appropriate for teaching anatomy, was easy to use and had an attractive interface, respectively. Regarding the average CVI, this was 0.85. It is concluded that the judges, with probable age to participate in the validation process, from an area of expertise notably related to human anatomy and duly qualified for teaching and research, positively evaluated the DOMINOSSO application, in terms of content, appearance and technique. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73885 |
Aparece en las colecciones: | DMO - Teses defendidas na UFC |
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