Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73825
Tipo: | Dissertação |
Título : | Estratégias utilizadas para a elevação da proficiência de Matemática nas avaliações externas: um estudo de caso na EEM Professor Aloysio Barros Leal |
Título en inglés: | Strategies used to increase Mathematics proficiency in external projections: a case study in EEM Professor Aloysio Barros Leal |
Autor : | Santos, Maria Jéssyka Almeida dos |
Tutor: | Melo, Marcelo Ferreira de |
Palabras clave : | Matemática;avaliações externas;SPAECE;descritores;IDEB;Mathematics;external evaluations;descriptors |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | SANTOS, Maria Jéssyka Almeida dos. Estratégias utilizadas para a elevação da proficiência de Matemática nas avaliações externas: um estudo de caso na EEM Professor Aloysio Barros Leal. 2023. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Departamento de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho busca fazer um estudo a partir dos dados acerca dos índices de proficiência em Matemática do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizados nas turmas de 9o ano do EF, 3a séries do EM e EJA Médio de uma escola pública estadual do estado do Ceará, a saber a EEM Professor Aloysio Barros Leal, localizada no bairro Barroso, na cidade de Fortaleza. Serão apresentados os dados do SPAECE referentes às turmas supracitadas nos anos de 2017, 2018, 2019 e 2022 e Saeb nos anos de 2017, 2019 e 2021, e quais estratégias foram pensadas e desempenhadas ao longo desses anos, em forma de atividades formativas e lúdicas e avaliações de desempenho em sala como minitestes, avaliações parciais e bimestrais, visando o aumento dessas proficiências. Serão ainda mostrados como essas estratégias influenciaram no aumento dos índices de proficiência dos alunos nas avaliações SPAECE e Saeb e, por conseguinte, na elevação do IDEB da escola. |
Abstract: | This work seeks to carry out a study based on data about the Mathematics proficiency indexes of the Permanent System of Evaluation of Basic Education of Ceará (SPAECE) and of the System of Evaluation of Basic Education (Saeb), carried out in the 9th grade classes of Elementary School. , 3rd grades of EM and EJA Medium at a state public school in the state of Ceará, namely EEM Professor Aloysio Barros Leal, located in the Barroso neighborhood, in the city of Fortaleza. SPAECE data will be presented referring to the aforementioned classes in the years 2017, 2018, 2019 and 2022 and Saeb in the years 2017, 2019 and 2021, and what strategies were thought and implemented over these years, in the form of training and playful activities and classroom performance assessments such as mini-tests, partial and bimonthly assessments, aimed at increasing these proficiencies. It will also be shown how these strategies influenced in the increase of the students' proficiency indexes in the SPAECE and Saeb evaluations and, consequently, in the elevation of the school's IDEB. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73825 |
Aparece en las colecciones: | PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_mjasantos.pdf | 2,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.