Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73825
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMelo, Marcelo Ferreira de-
dc.contributor.authorSantos, Maria Jéssyka Almeida dos-
dc.date.accessioned2023-08-03T17:08:09Z-
dc.date.available2023-08-03T17:08:09Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Jéssyka Almeida dos. Estratégias utilizadas para a elevação da proficiência de Matemática nas avaliações externas: um estudo de caso na EEM Professor Aloysio Barros Leal. 2023. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Departamento de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73825-
dc.description.abstractThis work seeks to carry out a study based on data about the Mathematics proficiency indexes of the Permanent System of Evaluation of Basic Education of Ceará (SPAECE) and of the System of Evaluation of Basic Education (Saeb), carried out in the 9th grade classes of Elementary School. , 3rd grades of EM and EJA Medium at a state public school in the state of Ceará, namely EEM Professor Aloysio Barros Leal, located in the Barroso neighborhood, in the city of Fortaleza. SPAECE data will be presented referring to the aforementioned classes in the years 2017, 2018, 2019 and 2022 and Saeb in the years 2017, 2019 and 2021, and what strategies were thought and implemented over these years, in the form of training and playful activities and classroom performance assessments such as mini-tests, partial and bimonthly assessments, aimed at increasing these proficiencies. It will also be shown how these strategies influenced in the increase of the students' proficiency indexes in the SPAECE and Saeb evaluations and, consequently, in the elevation of the school's IDEB.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectavaliações externaspt_BR
dc.subjectSPAECEpt_BR
dc.subjectdescritorespt_BR
dc.subjectIDEBpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectexternal evaluationspt_BR
dc.subjectdescriptorspt_BR
dc.titleEstratégias utilizadas para a elevação da proficiência de Matemática nas avaliações externas: um estudo de caso na EEM Professor Aloysio Barros Lealpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho busca fazer um estudo a partir dos dados acerca dos índices de proficiência em Matemática do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizados nas turmas de 9o ano do EF, 3a séries do EM e EJA Médio de uma escola pública estadual do estado do Ceará, a saber a EEM Professor Aloysio Barros Leal, localizada no bairro Barroso, na cidade de Fortaleza. Serão apresentados os dados do SPAECE referentes às turmas supracitadas nos anos de 2017, 2018, 2019 e 2022 e Saeb nos anos de 2017, 2019 e 2021, e quais estratégias foram pensadas e desempenhadas ao longo desses anos, em forma de atividades formativas e lúdicas e avaliações de desempenho em sala como minitestes, avaliações parciais e bimestrais, visando o aumento dessas proficiências. Serão ainda mostrados como essas estratégias influenciaram no aumento dos índices de proficiência dos alunos nas avaliações SPAECE e Saeb e, por conseguinte, na elevação do IDEB da escola.pt_BR
dc.title.enStrategies used to increase Mathematics proficiency in external projections: a case study in EEM Professor Aloysio Barros Lealpt_BR
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_mjasantos.pdf2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.