Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73728
Tipo: TCC
Título : A integração da parametrização no processo criativo do design : explorando as possibilidades da inteligência artificial na simulação de marcas mutantes
Autor : Silva, Joel de Lisboa
Tutor: Queiroz Neto, Valdemir Pereira de
Palabras clave : Inteligência artificial;Identidade visual;Design
Fecha de publicación : 2023
Citación : SILVA, Joel de Lisboa. A integração da parametrização no processo criativo do design : explorando as possibilidades da inteligência artificial na simulação de marcas mutantes. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2023.
Resumen en portugués brasileño: O design desempenha um papel fundamental na efetividade da percepção de valor da marca. Um exemplo de abordagem dinâmica e inovadora é a marca mutante, que vai além de um simples símbolo. Ela é considerada a (r)evolução da representação, sendo aberta, artística, indeterminada e subjetiva. O objetivo deste trabalho é experimentar e desenvolver diferentes abordagens de design parametrizado na criação de mutações de marcas, explorando a inteligência artificial em conjunto com o design, a fim de enriquecer o processo criativo e auxiliar na geração de soluções visuais inovadoras e emocionais que impactem o público-alvo. Para realizar as investigações, planejamentos, projeções e análises necessárias, este artigo documenta um método exploratório de pesquisa que mostra a trajetória percorrida desde a configuração e análise até os experimentos finais utilizando softwares paramétricos, com o propósito de criar mutações com base em parâmetros pré-estabelecidos. Através das simulações realizadas, foi possível observar que é viável gerar diversas variações nas representações gráficas, resultando em uma marca mutante. É fundamental ressaltar que, sem a intervenção do designer, o método não é capaz de gerar variações significativas. Portanto, concluiu-se que um gerenciamento cuidadoso do método é essencial, garantindo que ele siga as regras estabelecidas pelo designer para concretizar a visão criativa original.
Abstract: Design plays a fundamental role in the effectiveness of brand perception. An example of a dynamic and innovative approach is the mutant brand, which goes beyond a simple symbol. It is considered the (r)evolution of representation, being open, artistic, indeterminate, and subjective. The aim of this study is to experiment and develop different parametric design approaches in creating brand mutations, exploring artificial intelligence in conjunction with design to enrich the creative process and assist in generating innovative and emotionally impactful visual solutions that resonate with the target audience. To conduct the necessary investigations, planning, projections, and analyses, this article documents an exploratory research method that showcases the journey from configuration and analysis to final experiments using parametric software, with the purpose of creating mutations based on pre-established parameters. Through the conducted simulations, it was observed that it is possible to generate diverse variations in graphic representations, resulting in a mutant brand. It is important to highlight that, without the designer's intervention, the method is not capable of generating significant variations. Therefore, it is concluded that careful management of the method is essential, ensuring adherence to the rules established by the designer in order to materialize the original creative vision.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73728
Aparece en las colecciones: DESIGN DIGITAL - QUIXADÁ - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_jlsilva.pdf8,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.