Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73727
Tipo: TCC
Título: Animação como ferramenta de apoio a aprendizagem dentro e fora da sala de aula
Autor(es): Carvalho, Alex Menezes de
Orientador: Lima, Rochelle Silveira
Palavras-chave: Animação (Cinematografia);Aprendizagem;Geometria descritiva
Data do documento: 2023
Citação: CARVALHO, Alex Menezes de. Animação como ferramenta de apoio a aprendizagem dentro e fora da sala de aula. 2023. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo explorar o uso de animações como ferramenta de apoio no ensino de geometria descritiva. O processo de seleção de recursos no planejamento de ensino é crucial para fornecer meios eficientes e viáveis para os alunos. As animações são consideradas uma ferramenta ideal para facilitar a visualização de conteúdos, proporcionando uma experiência motivadora no ensino e aprendizagem. A pesquisa propõe o estudo e a produção de um modelo animado que poderá se tornar um norte para materiais que sirvam como ferramenta de apoio para as aulas, oferecendo suporte aos professores e proporcionando uma alternativa de visualização do conteúdo para os alunos. O estudo se concentra na disciplina de Desenho II do curso de Design Digital, identificando a viabilidade do uso de animações com base na análise da ementa e na interação com os alunos durante o período letivo. O trabalho segue uma metodologia em cinco etapas. Inicialmente, é construído um referencial teórico com base em bibliografia de apoio e casos relacionados. Em seguida, é realizada uma pesquisa de observação para compreender as demandas e definir os momentos em que as animações serão utilizadas como ferramentas de apoio. Posteriormente, são produzidas as animações seguindo uma metodologia específica com o auxílio de ferramentas apropriadas. O presente trabalho obteve como resultado a concepção de um modelo que pode ser utilizado como base para a criação de futuras animações que visam auxiliar no processo de educação, no que compõe o ensino de geometria descritiva. Esse modelo foi desenvolvido a partir da identificação de 4 requisitos principais, agrupados durante o período de pesquisa: acessibilidade, direcionamento, clareza e o estímulo.
Abstract: This present work aims to explore the use of animations as a supporting tool in the teaching of descriptive geometry. The process of selecting resources in lesson planning is crucial to provide efficient and viable means for students. Animations are considered an ideal tool to facilitate the visualization of content, providing a motivating experience in teaching and learning. The research proposes the study and production of an animated model that can serve as a guide for materials that function as support tools for classes, offering support to teachers and providing an alternative means of visualizing the content for students. The study focuses on the discipline of descriptive geometry in the Digital Design course, identifying the feasibility of using animations based on the analysis of the syllabus and interaction with students during the academic period. The work follows a methodology in five stages. Initially, a theoretical framework is constructed based on supporting literature and related cases. Then, an observational study is conducted to understand the demands and define the moments when animations will be used as supporting tools. Subsequently, the animations are produced following a specific methodology with the aid of appropriate tools. The present work resulted in the conception of a model that can be used as a basis for the creation of future animations aimed at assisting in the educational process, specifically in the teaching of descriptive geometry. This model was developed based on the identification of four main requirements, grouped during the research period: accessibility, guidance, clarity, and stimulation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73727
Aparece nas coleções:DESIGN DIGITAL - QUIXADÁ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_amcarvalho.pdf9,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.