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Type: TCC
Title: Análise do impacto das ações de extensão no desenvolvimento profissional da Engenharia Química
Authors: Santos, Yasmin Dafne de Lima dos
Advisor: Gonçalves, Luciana Rocha Barros
Keywords: Competências profissionais;Ações de extensão;Soft skills;Hard skills
Issue Date: 2023
Citation: SANTOS, Yasmin Dafne de Lima dos. Análise do impacto das ações de extensão no desenvolvimento profissional da Engenharia Química. 2023. 91 f. Monografia (Graduação em Engenharia Química) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: Há um consenso quanto a contribuição das ações de extensão universitária em uma formação acadêmica mais abrangente, visto sua conexão intensa com a teoria e a prática, como também por sua relação com o ambiente profissional e suas tendências, tão essenciais em um ingresso mais eficiente no mercado de trabalho e no desenvolvimento de competências intersociais e técnicas. As famigeradas “soft e hard skills”. No curso de Engenharia Química, certa realidade não poderia ser diferente e é bastante atrelada ao empenho coletivo de alunos e professores, sendo os principais projetos o PET, Programa de Educação Tutorial, AiChE, Capítulo Estudantil, EPEQ, Escola Piloto, CAEQ, Centro Acadêmico, a Ciclo Jr., empresa júnior da graduação, além das variadas ações extensivas em laboratórios e monitorias. Em vista disso, este trabalho tem por objetivo mostrar o grau de influência de participação destas extensões no aprimoramento profissional e, para tanto, a concepção teórico-metodológica adotada foi um formulário com questões exploratórias e objetivas, na qual foi obtida 53 válidas respostas de uma amostra de alunos a partir do sétimo semestre a recém-formados. Neste estudo, foi utilizado nas questões fechadas, uma métrica de 0 a 10 na percepção de evolução das competências, com coleta de nível médio na contribuição dos projetos de extensão na escala de 8,8, com 86% das respostas avaliando o ingresso nestas ações em sua qualificação igual ou superior a 9.
Abstract: There is a consensus regarding the contribution of university extension actions to a more comprehensive academic education, given their intense connection with theory and practice, as well as their relationship with the professional environment and its trends, so essential for a more efficient entry into the labor market and the development of inter-social and technical skills. The notorious "soft and hard skills". In the Chemical Engineering course, this reality couldn't be different and is quite linked to the collective effort of students and professors, the main projects being PET, Tutorial Education Program, AiChE, Student Chapter, EPEQ, Pilot School, CAEQ, Academic Center, Ciclo Jr. In view of this, this work aims to show the degree of influence of participation of these extensions on professional improvement and, for this, the theoretical-methodological conception adopted was a form with exploratory and objective questions, in which 53 valid answers were obtained from a sample of students from the seventh semester to recent graduates. In this study, it was used in the closed questions, a metric from 0 to 10 in the perceptionof the evolution of competence, with medium level collection in the contribution of extension projects on the scale of 8.8, with 86% of the answers evaluating the entry in these actions in theirqualification equal to or higher than 9.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73648
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