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Tipo: Dissertação
Título : Ponto de vista e redes referenciais em fake news
Autor : Colares, Leonardo de Oliveira
Tutor: Sousa, Maria Margarete Fernandes de
Palabras clave : Fake news;Redes referenciais;Ponto de vista
Fecha de publicación : 2023
Citación : COLARES, Leonardo de Oliveira. Ponto de vista e redes referenciais em fake news.Orientadora: Maria Margarete Fernandes de Sousa. 2023. 134 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: Este projeto tem como tema central a construção do ponto de vista nas práticas discursivas fake news. Diante dessa temática, busca-se refletir acerca dos textos oriundos do contexto digital e, sobretudo, daqueles que representam um risco para o acesso seguro à informação, como é o caso das fake news. Entendemos que estes funcionam como práticas discursivas que reverberam na desinformação, pois distorcem fatos reais com o intuito de propagar e disseminar a mentira. A partir do exposto, este projeto tem como objetivo principal investigar a construção do ponto de vista nas práticas discursivas fake news sobre a vacinação da Covid-19 e sobre o cenário político brasileiro, por meio do uso de redes referenciais, com foco na introdução referencial e na recategorização. Para isso, recorremos aos construtos teóricos da linguística textual, em especial a Teoria da Referenciação (MONDADA; DUBOIS, [1995] 2003; CAVALCANTE; CUSTÓDIO-FILHO; BRITO, 2014; CAVALCANTE et al., 2019; CAVALCANTE; MARTINS, 2020), compreendendo a referenciação como um processo dinâmico, multifacetado e altamente complexo, que ocorre em redes referenciais (MATOS, 2018). Não obstante, realizamos uma interface desse estudo com a abordagem enunciativo-interacional do ponto de vista (RABATEL, 1997; CORTEZ, 2011) e com a Teoria da Argumentação do Discurso (TAD) a partir de Amossy (2017) e Cavalcante et al. (2022). Nossos resultados apontam para marcas textuais nas fake news, como, por exemplo, o uso de categorias como imputação e Prise en Charge (doravante PEC), como forma de atribuir ao outro o fato informado, criando com essa ancoragem um falso efeito de verdade no texto. Concluímos que o estudo investigativo acerca das expressões referenciais na construção do ponto de vista em fake news auxilia na compreensão e na identificação dessas práticas discursivas que distorcem ou divulgam mentiras, que interferem de forma nociva na vida das pessoas.
Abstract: This project has as its central theme the construction of the point of view in the discursive practices of fake news. In the face of this theme, it seeks to reflect on the texts from the digital context and, above all, those that represent a risk to the safe access to information, as is the case of fake news. We understand that these work as discursive practices that reverberate to misinformation, because they distort real facts in order to propagate and disseminate lies. From the above, this project has as main objective to investigate the construction of the point of view in the discursive practices fake news about the Covid-19 vaccination and the Brazilian political scenario, through the use of referential networks, focusing on the referential introduction and recategorization. For this, we resort to the theoretical constructs of textual linguistics, especially the Referencing Theory (MONDADA; DUBOIS, [1995] 2003; CAVALCANTE; CUSTÓDIO-FILHO; BRITO, 2014; CAVALCANTE et al., 2019; CAVALCANTE; MARTINS, 2020), understanding referencing as a dynamic, multifaceted and highly complex process that occurs in referential networks (MATOS, 2018). Nevertheless, we performed an interface of this study with the enunciative-interactional point of view approach (RABATEL, 1997; CORTEZ, 2011) and with the Discourse Argumentation Theory (TAD) from Amossy (2017) and Cavalcante et al. (2022). Our results point to textual marks in fake news, such as, for example, the use of categories like imputation and CSP, as a way to attribute to the other the informed fact, creating with this anchoring a false effect of truth in the text. We conclude that the investigative study about the referential expressions in the construction of the point of view in fake news helps in the understanding and identification of these discursive practices that distort or disseminate lies, which interfere in a harmful way in people's lives.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73589
Aparece en las colecciones: PPGL - Dissertações defendidas na UFC

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