Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72883
Tipo: | Dissertação |
Título : | O mundo se despedaça: anticolonialismo, literatura e ensino de história da África |
Título en inglés: | The world is shut down: anticolonialism, literature and teaching history of Africa |
Autor : | Soares, Michele Barbosa |
Tutor: | Jesus, Leandro Santos Bulhões de |
Palabras clave : | Ensino de história;História da África;Anticolonialismo;History teaching;History of Africa;Anticolonialism |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | SOARES, Michele Barbosa. O mundo se despedaça: anticolonialismo, literatura e ensino de história da África. Orientador: Leandro Santos Bulhões de Jesus. 2023. 104 f. Dissertação (Mestrado em História) - Mestrado Profissional em Ensino de História, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | Esta pesquisa se insere dentro da linha de pesquisa das Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão e do ensino de História da África e tem o objetivo de explorar os usos didáticos da obra “O Mundo se Despedaça” do escritor nigeriano Chinua Achebe no ensino de História, focando nas experiências de colonização e descolonização no continente africano de forma a construir caminhos e estratégias para um ensino de história da África que, em diálogo com os parâmet ros estabelecidos por meio da lei nº 10.639/2003 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e o Ensino de História e Cultura Africana e Afro Brasileira, possibilite a construção de conhecimento e compreensão positivada das populações africanas, ou seja, percebendo as como protagonistas do processos históricos e não de forma estereotipada. Para tal intento, estabelece se um diálogo teórico com os estudos anticoloniais que nos possibilitou refletir e elaborar uma sequência didática voltada para o ensino de história da África. |
Abstract: | This work is part of the line of research on Historical Languages and Narratives: Production and Dissemination and also The teaching of African History and aims to explore the didacticuses of the book Things Falls Apart by the nigerian writer Chinua Ach ebe in the teaching of History, focusing on the experiences of colonization and decolonization on the African continent in order to build paths and strategies for teaching the history of Africa that enables the construction of knowledge and positive unders tanding of African populations in dialogue with the parameters established by (brazilian) law 10.639/2003 and the National Curriculum Guidelines for Education of Ethnic and Racial Relations for the teaching of African and Afro Brazilian History and Culture , that is, perceiving them as protagonists of the historical processes and not in a stereotyped way. For this purpose, a theoretical dialogue with anticolonial studies is established, which allowed us to reflect and elaborate a didactic sequence aimed at teaching African history. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72883 |
Aparece en las colecciones: | PROFHISTÓRIA - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_mbsoares.pdf | 4,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.