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Type: Tese
Title: Desenvolvimento de bebida de gergelim: estudo de atributos intrínsecos e extrínsecos
Title in English: Development of sesame beverage: study of intrinsic and extrinsic attributes
Authors: Ferreira, Luan Costa
Advisor: Rodrigues, Maria do Carmo
Co-advisor: Rebouças, Marina Cabral
Keywords: Bebida;Gergelim;Extrato hidrossolúvel vegetal;Percepção do consumidor
Issue Date: 2022
Citation: FERREIRA, Luan Costa. Desenvolvimento de bebida de gergelim: estudo de atributos intrínsecos e extrínsecos. 2022. 129f. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: O gergelim é subaproveitado no Brasil e por possuir excelentes quantidades de minerais, fibras e gorduras insaturadas, torna-se em uma alternativa viável como matéria-prima na elaboração de novos produtos com alegações de saúde. Desse modo, objetivou-se elaborar uma bebida à base de extrato hidrossolúvel de gergelim (EHG) e concentrado líquido de uva (CLU), com qualidade nutricional e sensorial para indivíduos com ou sem restrições alimentares, além de buscar relacionar os atributos não sensoriais, como as alegações nutricionais e funcionais, com questões comportamentais sobre a aceitação da bebida. O estudo compreendeu-se em dois blocos. O primeiro bloco dividiu-se em três etapas: 1ª) seleção da bebida de soja com suco de uva (comercial) mais aceita; 2ª) desenvolvimento da bebida de gergelim com concentrado líquido de uva com formulação mais aceita; 3ª) análise comparativa, através de métodos sensoriais, entre a amostra mais aceita da 1ª e 2ª fase. No desenvolvimento da bebida de gergelim e concentrado líquido de uva, através do planejamento experimental (combinando os níveis das variáveis independentes, concentração de EHG e CLU, com as variáveis dependentes, teores de cálcio e vitamina C nas bebidas), ficaram definidas as formulações (valor real de gergelim/ CLU para 100mL) F4 (14,28g/45mL), F6 (15,64g/27,5mL) e F8 (10,98g/52,24mL) para a realização das análises sensoriais por apresentarem índices satisfatórios do cálcio e da vitamina C. Das formulações, avaliou-se a aceitação dos atributos de cor, aroma, sabor, doçura, viscosidade e impressão global, além da intenção de consumo/compra. O teste do Ideal quanto ao sabor de uva e a doçura foi realizado na 2ª fase e o teste de comparação pareada entre as amostras selecionadas de gergelim e soja na 3ª fase. No segundo bloco, aplicou-se pesquisa quantitativa utilizando claim de produto de saudabilidade, nutrição e saúde da bebida desenvolvida no primeiro bloco de estudos. Questões sobre interesse em alimentação saudável e de neofobia alimentar também foram abordadas. Segregou os voluntários através do gênero, idade, escolaridade e restrições alimentares (saúde ou ideológica) para critérios comparativos. Selecionou a formulação de bebida de gergelim “F8”, com 52,24% de CLU e 10,98% de gergelim, na obtenção do seu extrato. Apresentou, ainda, 41,79mg de cálcio, 128,45mg de fósforo, 38,63mg de magnésio e 29mg de vitamina C/200mL, com médias de impressão global, cor e intenção de compra de, respectivamente, 7,52, 7,80 e 6,07. Os valores das médias dos atributos ficaram compreendidos entre os termos “nem gostei, nem desgostei” e “gostei muito”. O teste de comparação pareada revelou não haver uma bebida vegetal preferida. No segundo bloco, as informações sobre a composição, características nutricionais e apelos de saúde da bebida tiveram um impacto positivo na percepção dos consumidores quanto à saudabilidade e valor nutritivo. As diferentes características dos consumidores, em geral, revelaram-nos com um alto interesse em alimentação saudável, porém ainda com comportamento alimentar neofóbico, o que sugere a prática de marketing fidedignas direcionadas para públicos específicos.
Abstract: Sesame is underused in Brazil and because it has excellent amounts of minerals, fibers and unsaturated fats, it becomes a viable alternative as a raw material in the elaboration of new products with health claims. In this way, the objective was to elaborate a drink based on water-soluble sesame extract (EHG) and grape liquid concentrate (CLU), with nutritional and sensorial quality for individuals with or without dietary restrictions, in addition to seeking to relate the non-sensory attributes, such as nutritional and functional claims, with behavioral questions about beverage acceptance. The study comprised two blocks. The first was divided into three stages: 1st) selection of the most accepted soy drink with grape juice (commercial); 2nd) selection of the most accepted sesame drink with liquid grape concentrate; 3rd) comparative analysis, through sensory methods, between the most accepted sample of the 1st and 2nd phase. In the selection of sesame drink and liquid grape concentrate, through experimental planning (combining the levels of the independent variables, EHG and CLU concentration, with the dependent variables, calcium and vitamin C contents in the drinks), the formulations were defined (real value of sesame/CLU for 100mL) F4 (14.28g/45mL), F6 (15.64g/27.5mL) and F8 (10.98g/52.24mL) for sensory analysis as they present satisfactory indices of mineral and vitamin. From the samples and formulations, the acceptance of the attributes of color, aroma, flavor, sweetness, viscosity and overall impression was evaluated, in addition to the onsumption/purchase intention (1st, 2nd and 3rd phase), test of the Ideal for grape flavor and sweetness (2nd phase) and paired comparison between selected samples (3rd phase). In the second, a questionnaire was carried out addressing health and nutrition characteristics, as well as health claims of the drink developed in the first block of studies. Questions about interest in healthy eating and food neophobia were also addressed. It segregated volunteers by gender, age, education and dietary restrictions (health or ideological) for comparative criteria. It selected the formulation of sesame drink “F8”, with 52.24% of CLU and 10.98% of sesame, in obtaining its extract. It also presented 41.79mg of calcium, 128.45mg of phosphorus, 38.63mg of magnesium and 29mg of vitamin C/200mL, with averages of global impression, color and purchase intention of, respectively, 7.52, 7, 80 and 6.07. The mean values of the attributes were included between the terms “neither liked nor disliked” and “liked a lot”. The paired comparison test revealed that there was no preferred vegetable drink. In the second block, information about the beverage's composition, nutritional characteristics and health appeal had a positive impact on consumers' perception of healthiness and nutritional value. The different characteristics of consumers, in general, revealed us with a high interest in healthy eating, but still with neophobic eating behaviors, which suggests the practice of trustworthy marketing aimed at each audience.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72236
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