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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71541
Tipo: | Dissertação |
Título: | “Chega de matar minhas cantigas e calar a minha voz”: um diálogo entre a obra Metade cara, metade máscara, de Eliane Potiguara e o ensino de história na educação básica |
Título em inglês: | “No more killing my songs and silence my voice”: one dialogue between the work half face, half mask, by eliane potiguara and the teaching of history in basic education |
Autor(es): | Barbosa, Natália de Assis |
Orientador: | Maia Júnior, Edmilson Alves |
Palavras-chave: | Ensino de históriae;História indígena;Literatura indígena |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | BARBOSA, Natália de Assis. “Chega de matar minhas cantigas e calar a minha voz”: um diálogo entre a obra Metade cara, metade máscara, de Eliane Potiguara e o ensino de história na educação básica. Orientador: Edmilson Alves Maia Júnior. 2022. 138 f. Dissertação (Mestrado em História) - Mestrado Profissional em Ensino de História, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | Tomando a literatura como fonte histórica, o presente trabalho tem por objetivo investigar como a literatura indígena contemporânea pode contribuir com o ensino de História na Educação Básica. Partimos das renovações teórico-metodológicas da História, bem como das novas concepções pedagógicas que reconhecem a sala de aula como local de produção de conhecimento. Neste sentido, buscamos analisar a obra Metade Cara, Metade Máscara, da escritora indígena Eliane Potiguara (2019), com o intento de refletir sobre as possibilidades de seu uso como fonte no ensino de História, bem como de elaborar uma proposta de material didático para o ensino de História Indígena, em comunicação com a lei 11.645 de 10 de março de 2008. Priorizamos, sobretudo, dialogar com intelectuais indígenas, tais como: Daniel Munduruku (2012), Julie Dorrico (2019) e Ely Macuxi (2019). As narrativas indígenas mostraram-se importantes para a produção de conhecimentos e para a aprendizagem acerca da História do Brasil Contemporâneo e do protagonismo indígena em sala de aula, lançando luz sobre problemáti |
Abstract: | Using Literacy as historical source, this paper has as main point to investigate how the current indigenous literacy may to contribute with teaching of History on primary school. Therefore, it start from the theoretical-methodological renovations from History, like new pedagogical conceptions who recognize classroom as a local of knowledge production. In this sense, it sought to analyze the work Metade Cara, Metade Máscara, wrote by indigenous writer Eliane Potiguara (2019), trying to reflect about the possibilities to use this like source to teaching of History, seeking to elaborate a proposal of a ditactic material for Indigenous History teaching, based in law 11.645 at March 10th, 2008. It prioritize, therefore, argue with indigenous thinkers like: Daniel Munduruku (2012), Julie Dorrico (2019) and Ely Macuxi (2019). The indigenous stories showed up importants to production of knowledges and to teaching about History of Contemporary Brazil and indigenous protagonism at classroom, discussing about current problems. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71541 |
Aparece nas coleções: | PROFHISTÓRIA - Dissertações defendidas na UFC |
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