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Tipo: Dissertação
Título : Mudanças no ingresso e na formação de estudantes negros e pardos no ensino superior do Estado do Ceará após a implantação da Lei 12.711 de 29/08/2012 e seus possíveis efeitos no mercado de trabalho
Autor : Toledo, Geison Gomes
Tutor: Linhares, Fabrício Carneiro
Palabras clave : Lei 12.711;Cotas;Ações afirmativas;Desigualdades raciais;Universidades;Ensino superior;Mercado de trabalho
Fecha de publicación : 2022
Citación : TOLEDO, Geison Gomes. Mudanças no ingresso e na formação de estudantes negros e pardos no ensino superior do Estado do Ceará após a implantação da Lei 12.711 de 29/08/2012 e seus possíveis efeitos no mercado de trabalho. 2022. 68f. Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Programa de Economia Profissional - PEP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE), 2022.
Resumen en portugués brasileño: Esse estudo visa aferir as mudanças na quantidade de estudantes negros e pardos nas universidades do Estado do Ceará e sua respectiva conclusão de curso, com a implementação da Lei 12.711 de 2012. Será analisada a quantidade de estudantes negros e pardos cursando o ensino superior e formados antes da implantação da Lei, no período de 2008 a 2012, e após a implantação da Lei, nos períodos de 2013 a 2019. Pretende-se executar exercícios de comparação desses resultados com os de estudantes de outras etnias e diferentes classes de renda na tentativa de isolar o efeito exclusivo da Lei. Neste trabalho também é abordado os efeitos do ingresso desses estudantes formados no mercado de trabalho e na pós-graduação.
Abstract: This study aims to assess the changes in the number of black and brown students at universities in the State of Ceará and their respective course completion, with the implementation of Law 12,711 of 2012. The number of black and brown students attending higher education and graduated will be analyzed before the implementation of the Law, in the period from 2008 to 2012, and after the implementation of the Law, in the periods from 2013 to 2019. It is intended to perform exercises to compare these results with those of students from other ethnicities and different income classes in an attempt to to isolate the exclusive effect of the Law. This work also addresses the effects of these graduates entering the job market and graduate school.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71305
Aparece en las colecciones: PEP - Dissertações defendidas na UFC

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