Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71029
Tipo: | TCC |
Título: | Análise das políticas públicas de educação em direitos humanos no estado do Ceará |
Autor(es): | Serejo, Anna Luiza de Freitas |
Orientador: | Sampaio, Helena Stela |
Palavras-chave: | Políticas públicas de educação;Educação em direitos humanos;Direitos humanos na pandemia de Covid-19 |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | SEREJO, Anna Luiza de Freitas. Análise das políticas públicas de educação em direitos humanos no estado do Ceará. 2022. 83 f. Monografia (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | Esta monografia é uma pesquisa acerca das políticas públicas de Educação em Direitos Humanos desenvolvidas no estado do Ceará durante a pandemia de COVID-19 nos anos de 2020 e 2021. O trabalho se organiza como um estudo de caso, descrevendo o conceito e a trajetória da Educação em Direitos Humanos no Brasil e no Ceará, e realiza uma coleta de dados por meio de órgãos governamentais, e a análise do conteúdo se dá pela forma de análise documental dos dados disponibilizados pela Secretaria de Educação do Ceará, através da Coordenadoria de Inclusão e Diversidade, e da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas de Direitos Humanos, acerca das ações, programas e políticas públicas que estão alinhados ao tema de Educação em Direitos Humanos, por elas desenvolvidas e implementadas nas escolas públicas estaduais nos últimos anos. A partir disso, as interpretações e os resultados da investigação desta pesquisa exploratória compreendem que mesmo com os esforços individuais das coordenadorias para a implementação de políticas públicas de Educação em Direitos Humanos, o estado do Ceará carece de um documento norteador que contenha diretrizes e ações específicas direcionadas ao enfrentamento da realidade estadual, que possibilite o diálogo entre as secretarias para a melhor eficiência de entrega de programas e ações, portanto, faz-se necessária uma articulação apoiada pelo governo estadual para a formulação de um plano estadual de Educação em Direitos Humanos que promova a efetividade da temática em todas as instituições de ensino público e privado, e em todos os níveis da Educação, de uma forma eficiente e eficaz. |
Abstract: | This monograph is research about the public policies of Education in Human Rights developed in the state of Ceará during the COVID-19 pandemic in the years 2020 and 2021. The work is organized as a case study, describing the concept and trajectory of Education in Human Rights in Brazil and Ceará, and collects data through government agencies, and the content analysis is carried out through document analysis of the data made available by the Secretariat of Education of Ceará, through the Coordination of Inclusion and Diversity, and the Secretariat of Social Protection, Justice, Citizenship, Women and Human Rights of Ceará, through the Coordination of Public Policies on Human Rights, regarding actions, programs and public policies that are aligned with the theme of Education in Human Rights, developed and implemented by them in state public schools in recent years. From this, the interpretations and investigation results of this exploratory research understand that even with the individual efforts of the coordinators for the implementation of public policies of Education in Human Rights, the state of Ceará lacks a guiding document that contains specific guidelines and actions aimed at facing the state reality, which enables dialogue between the secretariats for the best efficiency in the delivery of programs and actions, therefore, it is necessary an articulation supported by the state government for the formulation of a state plan of Education in Human Rights that promote the effectiveness of the theme in all public and private education institutions, and at all levels of Education, in an efficient and effective way. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71029 |
Aparece nas coleções: | GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_alfserejo.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.