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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70979
Type: | Dissertação |
Title: | O ensino de cartografia com geotecnologias num contexto de aprendizagem significativa |
Title in English: | The teaching of cartography with geotechnologies in a meaningful learning context |
Authors: | Furtado, Pierre Francisco Leite |
Advisor: | Lima, Luciana de |
Keywords: | Educação;Geografia;OpenStreetMap;Aprendizagem |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | FURTADO, Pierre Francisco Leite. O ensino de cartografia com geotecnologias num contexto de aprendizagem significativa. 2022. 111 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Educacional) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Acredita-se que a utilização das Geotecnologias como suporte educacional nas aulas de Cartografia do Ensino Médio possibilita eficácia e melhorias nos processos de ensino dos educandos. Porém, considera-se importante que além da compreensão da utilização das ferramentas geotecnológicas, exista a promoção de reflexões no âmbito da construção de estratégias que possam gerar planejamentos que direcionam mediações plausíveis para o ensino cartográfico. A proposta metodológica atual sinaliza para a minimização dos problemas relacionados ao analfabetismo cartográfico. As Geotecnologias representam uma realidade nas atividades cotidianas, no mercado de trabalho, nos espaços acadêmicos e escolares. Quando aplicadas corretamente promovem grandes possibilidades de aprendizagem. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de aprendizagem dos alunos do 1º ano do Ensino Médio ao participarem de uma sequência didática pautada nos princípios programáticos de David Ausubel sobre assuntos relacionados à Cartografia, fazendo uso do software Geotecnológico OpenStreetMap. O trabalho científico pauta-se em uma investigação utilizando o Estudo de Caso, a compreensão do processo analítico de dados, relacionando-se à Análise Textual Discursiva. Quanto aos sujeitos da pesquisa, representa-se por cinco estudantes do 1º ano do Ensino Médio, dos cursos de Agrimensura e Desenho da Construção Civil, escolhidos de forma aleatória entre os dez alunos participantes do minicurso em Geotecnologias, no laboratório de informática da escola. A coleta de dados ocorreu por meio da utilização de questionários compostos por dez perguntas discursivas para a compreensão de cada momento em três fases: questionário de sondagem, intermediário e final. A análise de dados ocorreu por meio da aplicação das cinco fases da Análise Textual Discursiva: unitarização, categorização, descrição, interpretação e argumentação, com a criação de três categorias: Cartografia, Escalas e Geotecnologias. Nos resultados, os alunos demonstraram desenvolvimento na compreensão dos conteúdos de Cartografia principalmente entre os questionários intermediário e final, mediante a aplicação da Sequência Didática composta por 10 aulas pautadas nos pressupostos teóricos de David Ausubel. Em pauta à categoria Cartografia, os alunos apresentaram evolução aos conceitos de orientação e localização no espaço. Em relação à categoria Escala, os alunos apresentaram evolução conceitual, mas ainda não conseguiram justificar seu uso em determinados espaços. Em combinação à categoria Geotecnologias, os alunos citaram informações detalhadas a respeito do uso de softwares para o rastreamento de problemas sociais e ambientais, além de ampliarem o escopo de conhecimento a respeito de tecnologias digitais para essa finalidade. |
Abstract: | It is believed that the use of Geotechnologies as an educational support in High School Cartography classes enables effectiveness and improvements in the students' teaching processes. However, it is considered important that in addition to understanding the use of geotechnological tools, there is the promotion of reflections within the scope of the strategies construction that generate plans which direct plausible mediations for cartographic teaching. The current methodological proposal points to the problems minimization related to cartographic illiteracy. Geotechnologies represent a reality in everyday activities, in the labor market, in academic and school environments. When applied correctly, they promote great learning possibilities. This research aims to analyze the students' learning process in the 1st year of high school when they participate in a didactic sequence based on the Ausubelian programmatic principles on matters related to Cartography using the Geotechnological software OpenStreetMap. The scientific work is guided by an investigation using the Case Study, the understanding of the data analytical process, relating to Discursive Textual Analysis. Regarding research subjects, it is represented by five 1st year High School students, from the courses of Surveying and Design of Civil Construction, chosen at random among the ten students participating in the mini-course in Geotechnologies. Data collection took place through the use of questionnaires composed of ten discursive questions to understand each moment in three phases: survey, intermediate and final questionnaire. Data analysis occurred through the application of five phases of Discursive Textual Analysis: unitarization, categorization, description, interpretation and argumentation, with the creation of three categories: Cartography, Scales and Geotechnologies. In the results, the students demonstrated development in the understanding of Cartography contents, mainly between the intermediate and final questionnaires, through the application of the Didactic Sequence composed of 10 classes based on the Ausubelian theoretical assumptions. Regarding the Cartography category, the students presented evolution in relation to the concepts of orientation and location in space. Regarding the Scale category, the students showed conceptual evolution but still could not justify its use in certain places. Regarding the Geotechnologies category, students cited detailed information regarding the use of software for tracking social and environmental problems, in addition to expanding the scope of knowledge regarding digital technologies for this purpose. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70979 |
Appears in Collections: | PPGTE - Dissertações defendidas na UFC |
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