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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70956
Type: | TCC |
Title: | Mapeamento e análise das pontes do Estado do Ceará |
Authors: | Silva, Guilherme Moreira da |
Advisor: | Teixeira, Esequiel Fernandes Teixeira |
Co-advisor: | Sousa, Israel Nilton Lopes |
Keywords: | Pontes;Mapeamento de danos;Degradação |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | SILVA, Guilherme Moreira da. Mapeamento e análise das pontes do Estado do Ceará. 116 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2022. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O monitoramento das pontes existentes em um estado é um fator imprescindível para viabilizar que sejam realizadas as manutenções e as reformas necessárias em suas estruturas, sendo, portanto, uma medida fundamental para garantir uma infraestrutura adequada à população. Ocorre que há uma dificuldade de se encontrar informações sobre as pontes existentes no Estado do Ceará, principalmente, no que se refere a dados técnicos das pontes estaduais. Diante disso, o presente trabalho buscou coletar material necessário para mapear as pontes Federais e Estaduais do aludido Estado. Para isso, foi necessário verificar como ocorre o acompanhamento da situação das pontes, analisando como funciona um software de geoprocessamento, software QGIS, examinando os dados coletados, extraindo as informações pertinentes e averiguando a forma mais clara e objetiva de expor tais dados. Frente aos resultados obtidos, foram desenvolvidos mapas para facilitar a visualização das pontes federais e estaduais do estado do Ceará. Assim, foi possível a identificação das referidas pontes, estabelecendo as localizações, as datas de construção e a localização em referência a agressividade ambiental de cada região em que estão inseridas. Além disso, no referido mapeamento, foram consideradas as zonas de agressividade ambiental, baseando-se, para tanto, em estudos sobre o comportamento de diversos materiais expostos ao ambiente em estações de controle, os quais confirmam que a faixa litorânea do Estado do Ceará, possui uma atmosfera altamente agressiva. Por fim, optou-se por fornecer um mapa interativo, disponível em um Website, a fim de prover melhor experiência na visualização dos dados, contando com links que disponibilizam os mapas resultados deste trabalho e com todo o material que foi utilizado para construí-los. Como resultado, o trabalho tornou a pesquisa e o estudo sobre as pontes do Estado do Ceará fácil e intuitiva. |
Abstract: | Monitoring existing bridges in a state is an important factor to enable the necessary maintenance and renovations to be carried out in their structures, and is therefore a fundamental measure to guarantee an adequate infrastructure for the population. It happens that there is a difficulty in finding information about the existing bridges in the State of Ceará, mainly, with regard to technical data of the state bridges. In view of this, the present work sought to collect the necessary material to map the Federal and State bridges of the aforementioned State. For this, it was necessary to verify how the monitoring of the situation of the bridges occurs, analyzing how a geoprocessing software, QGIS software, examining the collected data, extracting the pertinent information and verifying in a clearer and more objective way to expose such data. In view of the results obtained, maps were combined to facilitate the visualization of federal and state bridges in the state of Ceará. Thus, it was possible to identify these bridges, establishing the locations, construction dates and location in reference to the environmental aggressiveness of each region in which they are located. In addition, in said mapping, zones of environmental aggressiveness were considered, based on studies on the behavior of various materials exposed to the environment in control stations, which confirm that the coastal strip of the State of Ceará, has a highly aggressive atmosphere. Finally, it was decided to provide an interactive map, available on a website, in order to prove a better experience in data visualization, with links that make available the maps resulting from this work and with all the material that was used to build them. . As a result, the work made the research and study about bridges in the State of Ceará easy and intuitive. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70956 |
Appears in Collections: | ENGENHARIA CIVIL - RUSSAS - Monografias |
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