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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70401
Type: | Dissertação |
Title: | Lastros de um passado industrial e ferroviário em Fortaleza: o patrimônio cultural edificado das "Oficinas do Urubu" |
Authors: | Façanha, Tainah Rodrigues |
Advisor: | Diógenes, Beatriz Helena Nogueira |
Co-advisor: | Andrade, Margarida Júlia Farias de Salles |
Keywords: | Patrimônio Cultural;Arquitetura Industrial;Arquitetura Ferroviária;Valor Patrimonial;Oficinas do Urubu |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | FAÇANHA, Tainah Rodrigues. Lastros de um passado industrial e ferroviário em Fortaleza: o patrimônio cultural edificado das "Oficinas do Urubu". 140 f. 2022. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo e Design) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Processos de modernização como atividade s industria is e ferroviária s, tem enfrentado, em determinados lugares, o declínio de suas operações e, com isso, observa se que há um legado arquitetônico em situação de obsolescência. São edificações que se t ransformam em fragmentos isolados inseridos na vida urbana contemporânea e, segregadas ou ab andonadas, gera m impactos negativos em suas paisagens na forma de vazios urbanos e espaços subutilizados . Tal situação é também resultado de uma negligência consciente por parte dos agentes envolvidos, no que se refere às práticas de preservação, conservaç ão e reuso, já que ocupam grandes áreas ociosas, por vezes foco de especulação imobiliária e adensamento urbano. É o caso, em Fortaleza, da sua primeira zona industrial à oeste da cidade que, consolidada no início do século XX, junto com o desenvolvimento das ferrovias, passa por inúmeras transformações até a década de 1970, quando tais atividades entram em declínio. Propõe se , portanto, analisar essa área da cidade tendo como o bjeto de estudo um complexo de oficinas ferroviárias que nela se localiza as Oficinas da Rede de Viação Cearense, conhecidas também como Oficinas do Urubu, inauguradas na década de 1930 para dar suporte às ferrovias Essa pesquisa tem, pois, como objetivo compreender , desde uma per spectiva histórica e crítica, o Conjunto Ferroviário das Oficinas do Urubu, considerando tanto sua relação com a atividade industrial e os caminhos ferroviários de Fortaleza, como seu atual estado de conservação , sua relação com o entorno e seu valor patri monial enquanto lastro do passado industrial e ferroviário de Fortaleza. O recorte temporal mais significativo remete, principalmente, ao período compreendido entre 1920 até meados da década de 1970, levando em consideração os desdobramentos nos dias de ho je. Para tanto, p artiu se de uma metodologia que inclui: levantamento bibliográfico, com base em fontes secundárias, d documentais e iconográficas, para fins de análise histórica e conceitual; e estudo in loco, para análise arquitetônica e caracterização das oficinas e seu entorno, sendo o conjunto a principal fonte primária da pesquisa, tanto em seus aspectos materiais – edifício – como imateriais – relações sociais e culturais a ele associadas. Nesse sentido, apresenta se , de início, uma p erspectiva historiográfica sobre o passado industrial e ferroviário de Fortaleza; e em seguida a análise das oficinas e seu entorno tanto do ponto de vista arquitetônico como da situação atual do conjunto e suas imediações; por fim, aborda se a questão d o patrimônio cultural e seus respectivos valores, de um ponto de vista teórico e crítico , incluindo as considerações da população envolvida . Aponta se, dessa forma , para as possibilidades de um diálogo entre o patrimônio industrial ferroviário e as prática s cotidianas que dão sentido à cidade. |
Abstract: | Modernization processes, such as industrial and railway activities, have faced, in certain places, the decline of their operations and, with this, it is observed that there is an architectural legacy in a situation of obsolescence. These buildings have bec ome isolated fragments of contemporary urban life and, when segregated or abandoned, result in negative impacts on their landscapes in the form of urban voids and underutilized spaces. Such situation is also the result of a conscious negligence on the part of the agents involved, regarding preservation, conservation and reuse practices, since they occupy large idle areas, which are the focus of real estate speculation and urban densification. This is the case, in Fortaleza, of its first industrial area to t he west of the city which, consolidated in the early twentieth century, along with the development of the railroads, has undergone numerous transformations until the 1970s, when such activities went into decline. We propose, therefore, an analysis of this area of the city and of the object of study which is a complex of railway workshops located therein, the Oficinas da Rede de Viação Cearense, also known as Oficinas do Urubu, built in the 1930s to support the railroads. This research aims to understand, fr om a historical and critical perspective, the railway complex of Oficinas do Urubu, considering both its relationship with the industrial activity and the railways of Fortaleza, in addition to its current state of conservation, its relationship with the su rroundings and its heritage value as a ballast of the industrial and railway past of Fortaleza. The most significant time frame refers, mainly, to the period between 1920 and the mid 1970s, regarding its unfoldings nowadays. To this end, the research metho dology includes: a bibliographical survey, based on secondary sources, documents and iconography for historical and conceptual analysis; and an in loco study for architectural analysis and characterization of the workshops and their surroundings, with the workshops being the main primary source of research, both in its material aspects the building and its immaterial aspects social and cultural relations associated with it. In this sense, we present, at first, a historiographic perspective on the indu strial and railway past of Fortaleza; then, the analysis of the workshops and their surroundings, both from the architectural point of view and the current situation of the set and its surroundings; finally, we address the issue of cultural heritage and it s respective values, from a theoretical and critical point of view, including the considerations of the population involved. In this way, we approach the possibilities of a dialogue between the railway industrial heritage and the daily practices that give meaning to the city. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70401 |
Appears in Collections: | DAUD - Dissertações defendidas na UFC |
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