Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69935
Tipo: TCC
Título: Educação e pertencimento: uma análise sobre retorno dos primeiros precistas à comunidade do Cipó/Pentecoste - CE
Autor(es): Mesquita, Ariádila Matos
Orientador: Feitosa, Luiz Tadeu
Palavras-chave: Cultura;Identidade;PRECE;Educação;Pertencimento
Data do documento: 2022
Citação: MESQUITA, Ariádila Matos. Educação e pertencimento: uma análise sobre retorno dos primeiros precistas à comunidade do Cipó/Pentecoste - CE. Orientador: Luiz Tadeu Feitosa. 2022. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: O Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), surgiu com o propósito de transformar a cultura educacional precária, presente na comunidade do Cipó no município de Pentecoste, interior do Ceará. Esta pesquisa tem como objetivo compreender as questões culturais que levam os precistas a retornarem à comunidade como também a sua influência na continuidade do PRECE. Utiliza-se da pesquisa bibliográfica, documental e qualitativa com uma análise de conteúdo, realizada por meio de entrevistas obtidas de um estudo acadêmico sobre os primeiros precistas. Desta forma foi possível perceber um vínculo de confiança criado entre a comunidade do Cipó e o Programa, assim como valorização da educação pelos precistas. Além dos fatores que influenciam no retorno dos precistas/universitários à continuidade do PRECE, tanto durante a formação universitária como após a sua finalização.
Resumen: El Programa de Promoción de la Cooperación en las Escuelas (PRECE) surgió con el propósito de transformar la precaria cultura educativa presente en la comunidad de Cipó, en el municipio de Pentecoste, en el interior de Ceará. El objetivo de esta investigación fue comprender las cuestiones culturales que llevan a los precistas a regresar a la comunidad, así como su influencia en la comunidad de PRECE. Utiliza una investigación bibliográfica, documental y cualitativa con análisis de contenido, realizada a través de entrevistas obtenidas de un estudio académico sobre los primeros precistas. De esta manera, fue posible percibir un vínculo de confianza creado entre la comunidad Cipó y el Programa, así como el aprecio por la educación para los precistas. Hay dos factores que influyen en el retorno de los precistas/universitarios a la continuidad del PRECE, tanto durante la formación universitaria como después de su conclusión.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69935
Aparece nas coleções:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_ammesquita.pdf815,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.