Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69713
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Experiências de sofrimento psíquico em estudantes de graduação do curso de Engenharia
Título(s) alternativo(s): Experiencias de sufrimento psquico enestudiantes de pregrado del curso de Ingeiaria
Título em inglês: Experiences of psychic suffering in undergraduate of the Engineering course
Autor(es): Bezerra, João Ernesto Moura Sobreira
Jorge, Maria Salete Bessa
Fernandes, Carlos Estevão Rolim
Mendes, Layza Castelo Branco
Machado, Daniel Galeno
Aragão, Jordan Augusto Mota
Palavras-chave: Saúde mental;Serviços de saúde para estudantes;Tecnologia
Data do documento: 2022
Instituição/Editor/Publicador: Research, Society and Development
Citação: BEZERRA, João Ernesto Moura Sobreira et al. Experiências de sofrimento psíquico em estudantes de graduação do curso de Engenharia. Research, Society and Development, [s.l.], v. 11, n. 3, 2022, p. 1-12. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i3.26290
Resumo: Objetivo: Compreender, com base nas narrativas, as experiências de sofrimento psíquico vivenciadas pelos estudantes do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. Método: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de cunho exploratório e descritivo, realizada nos 11 cursos de graduação de Engenharia do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e constituído um grupo focal. As narrativas foram organizadas em nós e analisadas tendo como base a análise do discurso de Bardin. Resultados: Foram formadas 4 categorias com suporte nos dez nós considerados na análise dos discursos: Categoria 1: “notas”, “reprovação” e “estresse”; Categoria 2: “ensino” e “relação com professor”; Categoria 3: “saúde mental”, “desistência”, “suporte” e “suporte externo”; e Categoria 4: “ser estudante de engenharia”. Conclusão: São necessárias propostas de intervenções preventivas, de identificação e cuidado ao sofrimento psíquico destes alunos, afim de promover saúde mental e qualidade de vida discente.
Abstract: Objective: To understand, based on narratives, the experiences of psychic suffering experienced by students at the Technology Center at the Federal University of Ceará. Method: This is a research with a qualitative approach and an exploratory and descriptive nature, carried out in eleven undergraduate courses in Engineering at the Technology Center of the Federal University of Ceará. Semi-structured interviews were carried out and a focus group was constituted. The narratives were organized in knots and analyzed based on Bardin's discourse analysis. Results: 4 categories were formed from the ten nodes considered in the discourse analysis: Category 1: “grades”, “failure” and “stress”; Category 2: “teaching” and “relationship with teacher”; Category 3: “mental health”, “dropout”, “support” and “external support”; and Category 4: “being an engineering student”. Conclusion: It is necessary to propose preventive interventions, identification and care for the psychological distress of these students, in order to promote mental health and quality of life for students.
Resumen: Objetivo: Comprender, a partir de narrativas, las vivencias de sufrimiento psíquico vividas por estudiantes del Centro Tecnológico de la Universidad Federal de Ceará. Método: Se trata de una investigación con enfoque cualitativo y de carácter exploratorio y descriptivo, realizada en once cursos de pregrado en Ingeniería en elCentro Tecnológico de la Universidad Federal de Ceará. Se realizaron entrevistas semiestructuradas y se constituyó un grupo focal. Las narrativasse organizaron en nudos y se analizaron a partir del análisis del discurso de Bardin. Resultados: se formaron 4 categorías a partir de los diez nodos considerados en el análisis del discurso: Categoría 1: “calificaciones”, “reprobación” y “estrés”; Categoría 2: “enseñanza” y “relación con el maestro”; Categoría 3: "salud mental", "abandono", "apoyo" y "apoyo externo"; y Categoría 4: “ser estudiante de ingeniería”. Conclusión: Es necesario proponer intervenciones preventivas, identificación y atención al malestar psicológico de estos estudiantes, con el fin de promover la salud mental y la calidad de vida de los estudiantes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69713
ISSN: 2525-3409
Aparece nas coleções:DIATEC - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_art_cerfernandes.pdf483,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.