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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBezerra, João Ernesto Moura Sobreira-
dc.contributor.authorJorge, Maria Salete Bessa-
dc.contributor.authorFernandes, Carlos Estevão Rolim-
dc.contributor.authorMendes, Layza Castelo Branco-
dc.contributor.authorMachado, Daniel Galeno-
dc.contributor.authorAragão, Jordan Augusto Mota-
dc.date.accessioned2022-12-13T12:58:33Z-
dc.date.available2022-12-13T12:58:33Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationBEZERRA, João Ernesto Moura Sobreira et al. Experiências de sofrimento psíquico em estudantes de graduação do curso de Engenharia. Research, Society and Development, [s.l.], v. 11, n. 3, 2022, p. 1-12. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i3.26290pt_BR
dc.identifier.issn2525-3409-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69713-
dc.description.abstractObjective: To understand, based on narratives, the experiences of psychic suffering experienced by students at the Technology Center at the Federal University of Ceará. Method: This is a research with a qualitative approach and an exploratory and descriptive nature, carried out in eleven undergraduate courses in Engineering at the Technology Center of the Federal University of Ceará. Semi-structured interviews were carried out and a focus group was constituted. The narratives were organized in knots and analyzed based on Bardin's discourse analysis. Results: 4 categories were formed from the ten nodes considered in the discourse analysis: Category 1: “grades”, “failure” and “stress”; Category 2: “teaching” and “relationship with teacher”; Category 3: “mental health”, “dropout”, “support” and “external support”; and Category 4: “being an engineering student”. Conclusion: It is necessary to propose preventive interventions, identification and care for the psychological distress of these students, in order to promote mental health and quality of life for students.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherResearch, Society and Developmentpt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectServiços de saúde para estudantespt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleExperiências de sofrimento psíquico em estudantes de graduação do curso de Engenhariapt_BR
dc.title.alternativeExperiencias de sufrimento psquico enestudiantes de pregrado del curso de Ingeiariapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: Compreender, com base nas narrativas, as experiências de sofrimento psíquico vivenciadas pelos estudantes do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. Método: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de cunho exploratório e descritivo, realizada nos 11 cursos de graduação de Engenharia do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e constituído um grupo focal. As narrativas foram organizadas em nós e analisadas tendo como base a análise do discurso de Bardin. Resultados: Foram formadas 4 categorias com suporte nos dez nós considerados na análise dos discursos: Categoria 1: “notas”, “reprovação” e “estresse”; Categoria 2: “ensino” e “relação com professor”; Categoria 3: “saúde mental”, “desistência”, “suporte” e “suporte externo”; e Categoria 4: “ser estudante de engenharia”. Conclusão: São necessárias propostas de intervenções preventivas, de identificação e cuidado ao sofrimento psíquico destes alunos, afim de promover saúde mental e qualidade de vida discente.pt_BR
dc.description.abstract-esObjetivo: Comprender, a partir de narrativas, las vivencias de sufrimiento psíquico vividas por estudiantes del Centro Tecnológico de la Universidad Federal de Ceará. Método: Se trata de una investigación con enfoque cualitativo y de carácter exploratorio y descriptivo, realizada en once cursos de pregrado en Ingeniería en elCentro Tecnológico de la Universidad Federal de Ceará. Se realizaron entrevistas semiestructuradas y se constituyó un grupo focal. Las narrativasse organizaron en nudos y se analizaron a partir del análisis del discurso de Bardin. Resultados: se formaron 4 categorías a partir de los diez nodos considerados en el análisis del discurso: Categoría 1: “calificaciones”, “reprobación” y “estrés”; Categoría 2: “enseñanza” y “relación con el maestro”; Categoría 3: "salud mental", "abandono", "apoyo" y "apoyo externo"; y Categoría 4: “ser estudiante de ingeniería”. Conclusión: Es necesario proponer intervenciones preventivas, identificación y atención al malestar psicológico de estos estudiantes, con el fin de promover la salud mental y la calidad de vida de los estudiantes.pt_BR
dc.title.enExperiences of psychic suffering in undergraduate of the Engineering coursept_BR
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