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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69675
Tipo: | Tese |
Título : | Descartes Marques Gadelha e o campo percussivo da cidade de Fortaleza: a constituição do habitus de autoridade musical pedagógica na perspectiva da história de vida e formação |
Autor : | Guimarães, João Luís Soares Studart |
Tutor: | Rogério, Pedro |
Palabras clave : | Descartes Gadelha;Formação do campo percussivo;Autoridade musical pedagógica |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | GUIMARÃES, João Luís Soares Studart. Descartes Marques Gadelha e o campo percussivo da cidade de Fortaleza: a constituição do habitus de autoridade musical pedagógica na perspectiva da história de vida e formação. Orientador: Pedro Rogério. 2022. 208 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós- Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho busca investigar a trajetória de Descartes Gadelha no intuito de compreender o campo musical percussivo da cidade de Fortaleza, e a construção do habitus de Autoridade Musical Pedagógica. Buscamos, assim, desvelar sua contribuição artística, cultural e pedagógica para grupos percussivos formados em ONG’s e universidades da cidade. Apontamos como referência suas ações artísticas realizadas no campo carnavalesco das escolas de samba (1968 – 1978) e dos grupos de Maracatus (2000 – 2010). Buscamos também evidenciar de que forma Descartes Gadelha se converteu em uma Autoridade Musical Pedagógica na cidade de Fortaleza pelo reconhecimento institucional de seu trabalho e o reconhecimento de seus pares. Sobre a atividade de formação de grupos percussivos, abordaremos as contribuições de Schrader (2011), com foco na atuação de Descartes Marques Gadelha para as práticas percussivas desenvolvidas no âmbito do curso de licenciatura em Música da UFC. Pelo reconhecimento de que os saberes da música afro-brasileira estão presentes principalmente na cultura oral dos mestres de bateria, relacionando-se com sua trajetória de vida e memória afetiva, e que o processo de formação de regentes de grupos percussivos passa por experiências significativas nas relações duradouras entre mestres e alunos, utilizamo-nos da metodologia da história de vida, cuja narrativa autobiográfica do agente conduz nossas reflexões teóricas sobre os temas que pretendemos analisar. Coletamos os dados desta pesquisa através de entrevistas semiestruturadas, análise de documentos, vídeos e áudios disponibilizados pelo próprio Descartes ou informantes correlacionados à sua trajetória de ensino e aprendizagem da percussão afro-brasileira. |
Abstract: | The present work, starting from the categories of analysis developed in the praxiology of Pierre Bourdieu, aims to understand the construction of the percussive field of the city of Fortaleza/CE, focusing on the life history and formation of the musical habitus of Descartes Marques Gadelha. Thus, we seek to unveil its artistic, cultural and pedagogical contribution to percussive groups formed in ONG´s, schools and universities in the city. We point out as a reference his artistic actions carried out in the carnival field of the samba schools (1968 - 1978) and the Maracatus groups (2000 - 2010). We also seek to show how Descartes Gadelha became a Musical Pedagogical Authority in the city of Fortaleza due to the institutional recognition of his work and the recognition of his peers. About the activity of percussive groups formation, we will approach the contributions of Schrader (2011), focusing on the performance of Descartes Marques Gadelha for the percussive practices developed in the scope of the degree course in Music at UFC. Due to the recognition that the knowledge of Afro-Brazilian music is present mainly in the oral culture of drum masters, relating to their life trajectory and affective memory, and that the process of training conductors of percussive groups goes through significant experiences in the lasting relationships between teachers and students, we use the methodology of life history, whose autobiographical narrative of the agent leads our theoretical reflections on the themes we intend to analyze. We collected the data from this research through semi-structured interviews, analysis of documents, videos and audios made available by Descartes himself or informants related to his trajectory of teaching and learning Afro-Brazilian percussion. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69675 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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