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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Implementação de um modelo de otimização para o resfriamento regenerativo em um motor foguete bipropelente líquido
Autor : Bezerra, Jefferson Matheus da Silva
Reis, Marcello Carvalho dos
Martinez, Maria Elisa Marciano
Foltran, Antônio Carlos
Wehmann, Claus Franz
Palabras clave : Motor foguete;Resfriamento regenerativo;Transferência de calor;Programa de computador;Método do Gradiente Descendente
Fecha de publicación : 2021
Editorial : Revista Brasileira de Física Aplicada
Citación : WEHMANN, C. F. et al. Implementação de um modelo de otimização para o resfriamento regenerativo em um motor foguete bipropelente líquido. Revista Brasileira de Física Aplicada, [s.l.], v. 8, n. 1, p. 11-29, 2021. DOI: 10.3895/rbfta.v8n1.13403
Resumen en portugués brasileño: Neste trabalho busca-se implementar computacionalmente um programa que forneça uma solução otimizada para o resfriamento regenerativo de um motor foguete bipropelente. A pesquisa busca uma solução para o cálculo do perfil de temperaturas em motores foguete bipropelente e propõe aplicar o método para motores com diferentes características. O programa implementado possui um otimizador baseado no método do gradiente descendente, o que permite determinar uma configuração dos canais de refrigeração que maximize o fluxo de calor, possibilitando maximizar a troca de calor entre as paredes do motor e o líquido de arrefecimento. A verificação do código gerado no trabalho foi realizada por duas maneiras: i) por meio da comparação entre o fluxo de calor ao longo de um motor experimental L75 do IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço) e ii) por meio de um comparativo do perfil de temperaturas com os resultados de outros autores. Além disso, a geometria dos canais de refrigeração otimizada foi gerada e posteriormente analisada para um segundo motor, o Ogum, projeto do GDAe (Grupo de Desenvolvimento Aeroespacial da Universidade Federal do Ceará – UFC). A aplicação e verificação do modelo para motores foguete com diferentes características demonstrou a capacidade de o programa operar com diferentes geometrias, propelentes e propriedades. A utilização da técnica de otimização permitiu que os valores de fluxo de calor fossem maximizados durante o funcionamento do motor, resultando em um método relativamente simples para determinar a geometria dos canais de refrigeração utilizados no projeto do motor.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69647
ISSN : 2358-0089
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