Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69647
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBezerra, Jefferson Matheus da Silva-
dc.contributor.authorReis, Marcello Carvalho dos-
dc.contributor.authorMartinez, Maria Elisa Marciano-
dc.contributor.authorFoltran, Antônio Carlos-
dc.contributor.authorWehmann, Claus Franz-
dc.date.accessioned2022-12-06T14:53:23Z-
dc.date.available2022-12-06T14:53:23Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationWEHMANN, C. F. et al. Implementação de um modelo de otimização para o resfriamento regenerativo em um motor foguete bipropelente líquido. Revista Brasileira de Física Aplicada, [s.l.], v. 8, n. 1, p. 11-29, 2021. DOI: 10.3895/rbfta.v8n1.13403pt_BR
dc.identifier.issn2358-0089-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69647-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira de Física Aplicadapt_BR
dc.subjectMotor foguetept_BR
dc.subjectResfriamento regenerativopt_BR
dc.subjectTransferência de calorpt_BR
dc.subjectPrograma de computadorpt_BR
dc.subjectMétodo do Gradiente Descendentept_BR
dc.titleImplementação de um modelo de otimização para o resfriamento regenerativo em um motor foguete bipropelente líquidopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste trabalho busca-se implementar computacionalmente um programa que forneça uma solução otimizada para o resfriamento regenerativo de um motor foguete bipropelente. A pesquisa busca uma solução para o cálculo do perfil de temperaturas em motores foguete bipropelente e propõe aplicar o método para motores com diferentes características. O programa implementado possui um otimizador baseado no método do gradiente descendente, o que permite determinar uma configuração dos canais de refrigeração que maximize o fluxo de calor, possibilitando maximizar a troca de calor entre as paredes do motor e o líquido de arrefecimento. A verificação do código gerado no trabalho foi realizada por duas maneiras: i) por meio da comparação entre o fluxo de calor ao longo de um motor experimental L75 do IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço) e ii) por meio de um comparativo do perfil de temperaturas com os resultados de outros autores. Além disso, a geometria dos canais de refrigeração otimizada foi gerada e posteriormente analisada para um segundo motor, o Ogum, projeto do GDAe (Grupo de Desenvolvimento Aeroespacial da Universidade Federal do Ceará – UFC). A aplicação e verificação do modelo para motores foguete com diferentes características demonstrou a capacidade de o programa operar com diferentes geometrias, propelentes e propriedades. A utilização da técnica de otimização permitiu que os valores de fluxo de calor fossem maximizados durante o funcionamento do motor, resultando em um método relativamente simples para determinar a geometria dos canais de refrigeração utilizados no projeto do motor.pt_BR
Aparece nas coleções:DEME - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_cfwehmann.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.