Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69482
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Utilização de resíduos na pavimentação |
Autor : | Castelo Branco, Verônica Teixeira Franco Vasconcelos, Kamilla Lima Moreira, Heberton Souto Pinheiro, Jorge Henrique Magalhães Soares, Jorge Barbosa |
Palabras clave : | Areia de fundição;Escória de aciaria;Asfalto borracha |
Fecha de publicación : | 2004 |
Editorial : | Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Em Resíduos e Desenvolvimento Sustentável |
Citación : | SOARES, J. B. et al. Utilização de resíduos na pavimentação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM RESÍDUOS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, 2004, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2004. p. 4521-4530. |
Resumen en portugués brasileño: | Com a escassez de recursos financeiros e a necessidade de proteção ambiental, o uso de resíduos na pavimentação torna-se imprescindível. Este estudo trata da utilização de rejeitos como agregados e/ou ligantes em misturas asfálticas. O trabalho visa verificar a aplicação de alguns resíduos à área de pavimentação, quais sejam: areia de fundição, escória de aciaria, borracha de pneu e misturas asfálticas recicladas. As empresas de fundição de metais do Brasil geram cerca de 170 mil toneladas por mês de areias contaminadas por metais pesados. A areia de fundição é o resíduo de maior produção, contendo betonita e pó de carvão mineral. A contaminação da areia por metais pode classificá-la como resíduo classe I ou II (NBR 10.004). Este material é principalmente reutilizado como agregado em concreto de baixo custo e agregado fino em misturas asfálticas. O Brasil possui um passivo ambiental de mais de 900 milhões de pneus e produz por ano mais de 45 milhões de pneus inservíveis. Atualmente estes pneus são descartados em locais não apropriados, sendo agentes na proliferação doenças, ou queimados a céu aberto, produzindo poluentes devido à constituição da borracha. A resolução 258 (CONAMA) regulamentou a reciclagem dos pneumáticos inservíveis, obrigando os produtores e importadores a darem um destino ecologicamente correto a estes resíduos. A principal reutilização deste material é como combustível em caldeiras e como material de pavimentação, ainda trazendo o benefício da redução do ruído nas vias. A escória de aciaria é um resíduo da produção do aço que vem sendo utilizado desde a produção de fertilizantes agrícolas até na construção rodoviária. O Ceará produz cerca de 18.000 toneladas deste rejeito. A utilização deste material na pavimentação traz benefícios ambientais porque a questão da deposição deste rejeito (classe II) é minimizada e diminui-se a degradação ambiental provocada pela extração de agregados pétreos. A reciclagem de revestimentos asfálticos é um processo pelo qual uma mistura asfáltica existente é retirada e misturada a novos materiais, possibilitando seu reaproveitamento. Como vantagens do uso dessa técnica destacam-se, o reaproveitamento de material, a redução nos custos, um menor impacto ambiental antes causado pelo despejo inadequado de materiais e a diminuição da exploração de jazidas. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69482 |
Aparece en las colecciones: | DET - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2004_eve_jbsoares.pdf | 391,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.