Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69482
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Castelo Branco, Verônica Teixeira Franco | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Kamilla Lima | - |
dc.contributor.author | Moreira, Heberton Souto | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Jorge Henrique Magalhães | - |
dc.contributor.author | Soares, Jorge Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-25T14:08:42Z | - |
dc.date.available | 2022-11-25T14:08:42Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, J. B. et al. Utilização de resíduos na pavimentação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM RESÍDUOS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, 2004, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2004. p. 4521-4530. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69482 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Em Resíduos e Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
dc.subject | Areia de fundição | pt_BR |
dc.subject | Escória de aciaria | pt_BR |
dc.subject | Asfalto borracha | pt_BR |
dc.title | Utilização de resíduos na pavimentação | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Com a escassez de recursos financeiros e a necessidade de proteção ambiental, o uso de resíduos na pavimentação torna-se imprescindível. Este estudo trata da utilização de rejeitos como agregados e/ou ligantes em misturas asfálticas. O trabalho visa verificar a aplicação de alguns resíduos à área de pavimentação, quais sejam: areia de fundição, escória de aciaria, borracha de pneu e misturas asfálticas recicladas. As empresas de fundição de metais do Brasil geram cerca de 170 mil toneladas por mês de areias contaminadas por metais pesados. A areia de fundição é o resíduo de maior produção, contendo betonita e pó de carvão mineral. A contaminação da areia por metais pode classificá-la como resíduo classe I ou II (NBR 10.004). Este material é principalmente reutilizado como agregado em concreto de baixo custo e agregado fino em misturas asfálticas. O Brasil possui um passivo ambiental de mais de 900 milhões de pneus e produz por ano mais de 45 milhões de pneus inservíveis. Atualmente estes pneus são descartados em locais não apropriados, sendo agentes na proliferação doenças, ou queimados a céu aberto, produzindo poluentes devido à constituição da borracha. A resolução 258 (CONAMA) regulamentou a reciclagem dos pneumáticos inservíveis, obrigando os produtores e importadores a darem um destino ecologicamente correto a estes resíduos. A principal reutilização deste material é como combustível em caldeiras e como material de pavimentação, ainda trazendo o benefício da redução do ruído nas vias. A escória de aciaria é um resíduo da produção do aço que vem sendo utilizado desde a produção de fertilizantes agrícolas até na construção rodoviária. O Ceará produz cerca de 18.000 toneladas deste rejeito. A utilização deste material na pavimentação traz benefícios ambientais porque a questão da deposição deste rejeito (classe II) é minimizada e diminui-se a degradação ambiental provocada pela extração de agregados pétreos. A reciclagem de revestimentos asfálticos é um processo pelo qual uma mistura asfáltica existente é retirada e misturada a novos materiais, possibilitando seu reaproveitamento. Como vantagens do uso dessa técnica destacam-se, o reaproveitamento de material, a redução nos custos, um menor impacto ambiental antes causado pelo despejo inadequado de materiais e a diminuição da exploração de jazidas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DET - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2004_eve_jbsoares.pdf | 391,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.