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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCastelo Branco, Verônica Teixeira Franco-
dc.contributor.authorVasconcelos, Kamilla Lima-
dc.contributor.authorMoreira, Heberton Souto-
dc.contributor.authorPinheiro, Jorge Henrique Magalhães-
dc.contributor.authorSoares, Jorge Barbosa-
dc.date.accessioned2022-11-25T14:08:42Z-
dc.date.available2022-11-25T14:08:42Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationSOARES, J. B. et al. Utilização de resíduos na pavimentação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM RESÍDUOS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, 2004, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2004. p. 4521-4530.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69482-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCongresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Em Resíduos e Desenvolvimento Sustentávelpt_BR
dc.subjectAreia de fundiçãopt_BR
dc.subjectEscória de aciariapt_BR
dc.subjectAsfalto borrachapt_BR
dc.titleUtilização de resíduos na pavimentaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom a escassez de recursos financeiros e a necessidade de proteção ambiental, o uso de resíduos na pavimentação torna-se imprescindível. Este estudo trata da utilização de rejeitos como agregados e/ou ligantes em misturas asfálticas. O trabalho visa verificar a aplicação de alguns resíduos à área de pavimentação, quais sejam: areia de fundição, escória de aciaria, borracha de pneu e misturas asfálticas recicladas. As empresas de fundição de metais do Brasil geram cerca de 170 mil toneladas por mês de areias contaminadas por metais pesados. A areia de fundição é o resíduo de maior produção, contendo betonita e pó de carvão mineral. A contaminação da areia por metais pode classificá-la como resíduo classe I ou II (NBR 10.004). Este material é principalmente reutilizado como agregado em concreto de baixo custo e agregado fino em misturas asfálticas. O Brasil possui um passivo ambiental de mais de 900 milhões de pneus e produz por ano mais de 45 milhões de pneus inservíveis. Atualmente estes pneus são descartados em locais não apropriados, sendo agentes na proliferação doenças, ou queimados a céu aberto, produzindo poluentes devido à constituição da borracha. A resolução 258 (CONAMA) regulamentou a reciclagem dos pneumáticos inservíveis, obrigando os produtores e importadores a darem um destino ecologicamente correto a estes resíduos. A principal reutilização deste material é como combustível em caldeiras e como material de pavimentação, ainda trazendo o benefício da redução do ruído nas vias. A escória de aciaria é um resíduo da produção do aço que vem sendo utilizado desde a produção de fertilizantes agrícolas até na construção rodoviária. O Ceará produz cerca de 18.000 toneladas deste rejeito. A utilização deste material na pavimentação traz benefícios ambientais porque a questão da deposição deste rejeito (classe II) é minimizada e diminui-se a degradação ambiental provocada pela extração de agregados pétreos. A reciclagem de revestimentos asfálticos é um processo pelo qual uma mistura asfáltica existente é retirada e misturada a novos materiais, possibilitando seu reaproveitamento. Como vantagens do uso dessa técnica destacam-se, o reaproveitamento de material, a redução nos custos, um menor impacto ambiental antes causado pelo despejo inadequado de materiais e a diminuição da exploração de jazidas.pt_BR
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