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Type: Tese
Title: A educação escolar informal, no romance D. Narcisa de Villar (1859), como instrumento de capacitação intelectual da mulher contra a opressão que ela recebia da família e da sociedade patriarcal brasileira nos séculos XVII e XIX
Authors: Silva, Valdísio Vieira da
Advisor: Moraes, Silvia Elisabeth Miranda de
Keywords: Narcisa de Villar;Educação;Transformação;Libertação;Opressão da mulher;Education;Transformation;Liberation;Oppression of women
Issue Date: 2022
Citation: SILVA, Valdísio Vieira da. A educação escolar informal, no romance D. Narcisa de Villar (1859), como instrumento de capacitação intelectual da mulher contra a opressão que ela recebia da família e da sociedade patriarcal brasileira nos séculos XVII e XIX. Orientadora: Sílvia Elisabeth Miranda de Moraes. 2022. 351 f. Terse (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: Esta Tese analisa como a autora Ana Luísa de Azevedo Castro, no romance D. Narcisa de Villar (1859), aborda a educação como instrumento de transformação e libertação da mulher opressa pela família e pela sociedade patriarcal brasileira. Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral: Compreender como a educação escolar informal, no romance D. Narcisa de Villar (1859), funciona como instrumento de capacitação intelectual da mulher contra a opressão que ela recebia da família e da sociedade patriarcal brasileira nos séculos XVII e XIX. As pesquisas iniciais sobre o romance investigado deixam evidente que a educação, como um dos instrumentos de transformação e libertação pessoais, constitui objeto de estudo prolongado e interdisciplinar. Partimos desse entendimento, a partir da compreensão que passamos a formar das leituras significativas sobre o romance e sobre os posicionamentos teóricos e críticos de literatura, pedagogia e educação, história da educação ocidental e brasileira, filosofia da educação, sociologia da literatura e de outras áreas afins e auxiliares do tema desta tese. A partir desses pressupostos, partimos do entendimento de que nossa tese é mostrar que: A educação escolar, no romance D. Narcisa de Villar, contribuiu para transformar a consciência e libertar, pessoal, social e politicamente, a mulher opressa pela família e pela sociedade patriarcal brasileira. A análise do problema e dos objetivos que perquerimos neste trabalho acadêmico deixa evidente que esta pesquisa será de natureza bibliográfica e documental. Para perfazermos esse sentido, fundamentamos a construção textual desta tese nas bases teóricas apresentadas pelos autores: Aranha (2012), Larroyo (1980), Bittar (2009), Pilette; Pilette (2018); Manacorda (2010); Cambi (1999) e Riboulet (2020, vol. 1, 2, 3 e 4). A conclusão à que chegamos, ao final das pesquisas bibliográficas e documentais iniciais, é que a educação escolar informal, no romance D. Narcisa de Villar, marca dois momentos diversos um do outro. O primeiro momento é marcado pela ausência da atividade educativa no espaço social da casa grande, contribuindo para a opressão da mulher pela família e pela sociedade patriarcal. O segundo, pela presença da educação entre os criados, levando-os a adquirir rudimentos em língua portuguesa, religião cristã católica, bons costumes cristãos e formação de autoconsciência crítica como ser pessoal, social e político.
Abstract: This thesis analyzes how the author Ana Luísa de Azevedo Castro, in the novel D. Narcisa de Villar (1859), approaches education as an instrument of tranformatiuon and liberation of women oppressed by the family and the Brazilian patriarchal society. This research project has the general objective: To understanding how informal school education, in the novel D. Narcisa de Villar (1859), works as an instrument for the intellectual empowerment of women against the oppression that they received from the family and from the Brazilian patriarchal society exerted in the 17th and 19th centuries. Initial research on the investigated novel makes it evident that education, as an instrument of personal transformation and liberation, constitutes an object of prolonged and interdisciplinary study. Wu start from this undetstanding, from the undetstanding that we have come to from the significant readings on the novel and on the theoretical and criticalpositions of literatuyre, pedagogy and education, history of western and Brazilian education, philosophy of education, sociology of literature and other areas related and auxiliary to the theme of this thesis. From these assumptions, westart from the understanding that our thesis is to show that: School education, in the novel D. Narcisa de Villar, contributed to transforming consciousness and freeing, personally, socially and politically, women oppressed by family and society Brazilian patriarchy. The analysis of the problem and the objectives that we pursue en this academic work makes it evident that this research will be of a bibliographic and documentary nature. To complete this sense, we base the textual constructicion of this thesis on the theoretical bases presented by the authors: Aranha (2012), Larroyo (1980), Bittar (2009), Pìlette, Pilette (2018), Manacorda (2010), Cambi (1999) and Riboulet (2020, vol. 1, 2, 3 and 4). The conclusion we reached, at the end of the initial bibliographic and documentary research, is that informal school education, in the novel D. Narcisa de Villar, marks two different moments from each other. The first moment is marked by the absence of educational activity in the social space of the big house, contributing to the oppression of women by the family and patriarchal society. The second, due to the presence of education among the servants, leading them to acquire rudiments in Portuguese, the Catholic Christian religion, good Christian customs and the formation of critical self-awareness as a personal, social and political being.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69440
Appears in Collections:PPGEB - Teses defendidas na UFC

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