Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69018
Tipo: TCC
Título : Os desafios do ensino de matemática no contexto de aulas remotas, os softwares como alternativa no ensino e aprendizagem
Título en inglés: The challenges of teaching mathematics in the context of remote classes, software as an alternative in teaching and learning
Autor : Nascimento, Aloilson Tavares do
Tutor: Rodrigues, Diego de de Sousa
Palabras clave : Ensino de matemática;Software educacional;Educação a distância
Fecha de publicación : 2020
Citación : NASCIMENTO, Aloilson Tavares do. Os desafios do ensino de matemática no contexto de aulas remotas, os softwares como alternativa no ensino e aprendizagem. 2020. 28 f. TCC (Graduação em Matemática) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Aracoiaba, 2020.
Resumen en portugués brasileño: A COVID-19 atingiu absurdamente vários setores, o principal deles foi a educação. Uma vez que a medida de contenção da disseminação viral seja o distanciamento social, recomendado pelos órgãos competentes, as aulas presenciais são suspensas e surge o Ensino Remoto Emergencial, com o objetivo de dar continuidade ao ano letivo das instituições educacionais. O professor precisou se reinventar junto àspráticas didáticas-pedagógicas. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação são as ferramentas necessárias para a expansão do ensino e aprendizagem. Diante disso, os softwares educacionais se tornaram um grande aliado ao professor. O trabalho é um estudo bibliográfico e um estudo de caso do ensino da matemática diante o contexto das aulas remotas. A experiência e vivência da prática na construção e o estudo de gráficos e tabelas realizado na turma de anos finais da Escola Municipal de Capistrano-CE, com a adesão de 54,54 % dos alunos com acesso à internet. Contudo, o ensino da matemática diante esta situação real é um grande desafio para os professores da área. Como suporte, a busca de softwares matemáticos e através da gamificação é uma alternativa para a alusão das aulas de matemática.
Abstract: The COVID-19 reached absurdly various sectors, the main one being education. Once the measure of containment of viral dissemination is the social distance recommended by Organs competent bodies, the face-to-face classes are suspended and Emergency Remote Teaching appears, with the objective of continuing the academic year of educational institutions. The teacher needed to reinvent himself with didactic- pedagogical practices. The use of Information and Communication Technologies are the necessary tools for the expansion of teaching and learning. Therefore, educational software has become a great ally to the teacher. The work is a bibliographic study and a case study of the teaching of mathematics in the context of remote classes. The experience and experience of the construction practice and the study of graphs and tables carried out in the final years class of the County School of Capistrano-CE, coma accession of 54.54% of students with access to internet. However, teaching mathematics in the face of this real situation is a major challenge for teachers in the field. In support, the pursuit of mathematical software and through gamification is the alternative to the allusion of math classes.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69018
Aparece en las colecciones: MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020_tcc_atnascimento.pdf867,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.