Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68992
Type: | TCC |
Title: | “Práticas em microbiologia básica-LADMI” - material teórico-prático para o ensino de microbiologia |
Authors: | Moreno, David de Aguiar |
Advisor: | Martins, Claudia Miranda |
Keywords: | Aprendizagem Significativa;Ensino Superior;Monitoria |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | MORENO, David de Aguiar. “Práticas em microbiologia básica-LADMI” - material teórico-prático para o ensino de microbiologia. 2018. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Microbiologia é a especialidade das Ciências Biológicas ligada ao estudo dos microrganismos. Este campo surgiu recentemente, quase por acidente, devido à lenta evolução dos instrumentos óticos que permitissem a visualização de estruturas diminutas. Após a descoberta do primeiro microrganismo, sua era de ouro começou, em que diariamente dezenas de novas espécies de bactérias e fungos eram descobertas. A relação entre os microrganismos e as doenças, descoberta por Pasteur, foi essencial para a concepção da microbiologia como ciência que temos hoje. Sua ascensão como disciplina permeia todas as esferas do ensino, em que o professor é de grande importância, pois seus conhecimentos pedagógicos são essenciais na identificação de melhores formas de se atingir a excelência do ensino de microbiologia. Sob essa ótica, o presente trabalho realiza uma leitura quanto à formação pedagógica do professor universitário, na evolução do conceito do que seria considerado uma aula de qualidade, e a mudança do foco do sistema de ensino, que tende a abandonar o aprendizado clássico, focado no conteúdo, passando ao aprendizado ativo, em que o aluno é o centro da aula. Em seguida, é trazida a interação entre a aprendizagem significativa e o ensino de microbiologia aplicado à realidadealvo do projeto, a disciplina de Microbiologia Básica ofertada pelo Departamento de Biologia. Essa teoria fundamenta que os estudantes devem possui um repertório de conhecimentos prévios, os subsunçores, que deverão ser acessados para dar significado aos novos conhecimentos. Aqui entra o presente trabalho, no qual a criação de um material didático teórico-prático foi a forma encontrada de proporcionar essa formação inicial ao aluno antes e durante sua aula prática. Seu resultado foi o Práticas em Microbiologia Básica-LADMI, um material teórico-prático que aborda todas as práticas da disciplina, em que o uso de uma abordagem direta, com linguagem adaptada ao nível dos estudantes, bem como a riqueza de detalhes das ilustrações aliada a um embasamento teórico de qualidade mostraram-se satisfatórios para a melhoria da qualidade das aulas da disciplina. |
Abstract: | Microbiology is the Biological Sciences’ area of expertise connected to the study of microorganisms. This field rose recently, almost by accident, due to the slow evolution of the optical instruments that allowed the visualization of minute structures. After the discovery of the first microorganism, its golden age began, in which dozens of new species of bacteria and fungi were discovered daily. The relationship between microorganisms and diseases, discovered by Pasteur, was essential for the conception of microbiology as a science as we have nowadays. Its ascension as a discipline permeates all spheres of teaching, in which the professor is fundamental, because his/her pedagogical knowledge is essential in identifying better ways to achieve excellence in the teaching of microbiology. From this point of view, the present paper makes a reading about the pedagogical formation of the professor, on the evolution of the concept of what would be considered a quality class, and the change of the focus of the teaching system, which tends to abandon classical learning, focused in the content, to the active learning, in which the student is the center of the class. Then, the interaction between the significant learning and the teaching of microbiology applied to the target reality of the project, the discipline of Basic Microbiology offered by the Biology Department, is brought. This theory is based on the fact that students must have a repertoire of prior knowledge, the subsumers, which must be accessed to give meaning to the new knowledge. Here enters the present paper, in which the creation of a theoretical-practical didactic material was the found way of providing this initial formation to the student before and during his/her practical class. Its result was the Práticas em Microbiologia Básica-LADMI, a theoretical-practical material that addresses all of the discipline's practices, in which the use of a direct approach, with language adapted to the students' level, as well as the rich detail of allied illustrations to a theoretical foundation of quality were satisfactory for the improvement of the quality of the classes of the discipline. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68992 |
Appears in Collections: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_damoreno.pdf | 5,4 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.