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dc.contributor.advisorSousa Junior, Justino de-
dc.contributor.authorLima, Gabriella de Paula Bezerra-
dc.date.accessioned2022-10-24T14:52:38Z-
dc.date.available2022-10-24T14:52:38Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationLIMA, Gabriella de Paula Bezerra. A relação entre consciência e (de)formação humana na perspectiva da filosofia da práxis. Orientador: Justino de Sousa Junior. 2022. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68968-
dc.description.abstractEl escenario actual em el que se encuentra Brasil demuestra el fuerte avance de las perspectivas teóricas irracionalistas y los consiguientes movimientos políticos de la misma perspectiva. En esta pantalla nos interesa compreender, aunque sea preliminarmente, cómo se da el proceso de formación de la consciencia y, a partir de ahí, compreender cómo – y si – este proceso se articula con la formación humana, apuntando a horizonte teórico-práctico de la filosofia de práxis: método de comprensión y actuación sobre la realidad que fue recuperado por Antonio Gramsci, apuntando a la superación de la alienación por parte de las clases subalternas a través de una formación omnilateral, es decir, unitaria y cohesionada, del ser humano. Para ello, nuestro trabajos es de caráter bibliográfico y se apoya en autores como Gramsci (2000, 2001, 2011, 2014), Marx y Engels (2001, 2004 y 2008), Sousa Jr (2021), Sousa (2014), Iasi (2001), Ruiz (1988), Losurdo (2004), Reich (1972), entre otros.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPráxispt_BR
dc.subjectAntonio Gramscipt_BR
dc.subjectConsciênciapt_BR
dc.subjectFormação humanapt_BR
dc.subjectAntonio Gramscies
dc.subjectConscienciaes
dc.subjectFormación humanaes
dc.titleA relação entre consciência e (de)formação humana na perspectiva da filosofia da práxispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO cenário hodierno em que se encontra o Brasil demonstra o acentuado avanço das perspectivas teóricas irracionalistas e consequentes movimentos políticos de mesma perspectiva. Nessa tela, nos interessa compreender, ainda que preliminarmente, como se dá o processo de formação da consciência e, a partir disso, compreender como – e se – esse processo articula-se com a formação humana, apontando para o horizonte teórico-prático da filosofia da práxis: método de compreensão e ação da realidade que foi tratado por Antonio Gramsci, visando a superação da alienação por parte das classes subalternas por meio de uma formação omnilateral, ou seja, unitária e coesa. Para tanto, nosso trabalho é de cunho teórico bibliográfico e está apoiada em autores como Gramsci (2000, 2001, 2011), Marx e Engels (2004, 2007, 2011); Sousa Jr (2019), Sousa (2012, 2014), Luria (1979), Iasi (2011), Ruiz (1988), Losurdo (2004), Reich (1972) dentre outrospt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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