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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68827
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação das políticas de inclusão e acessibilidade na Universidade Federal do Ceará |
Autor(es): | Aguiar, Ana Kátia Barbosa |
Orientador: | Bezerra, Roselane Gomes |
Palavras-chave: | Acessibilidade;Pessoas com deficiência;Ensino superior;Accessibility;People with disabilities;Higher education |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | AGUIAR, Ana Kátia Barbosa. Avaliação das políticas de inclusão e acessibilidade na Universidade Federal do Ceará. Orientadora: Roselane Gomes Bezerra. 2022. 100 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) – Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | O acesso das pessoas com deficiência ao Ensino Superior vem se ampliando significativamente nos últimos anos, principalmente a partir da criação de aparatos legais que objetivam a inclusão desta parcela da população nas instituições de ensino. Contudo, a simples inserção destes estudantes no ensino superior não garante a sua permanência, uma vez que necessitam de adaptações para que consigam ter plenas condições de ensino e aprendizagem com qualidade. Para tanto, a pesquisa objetiva fazer uma avaliação das políticas de inclusão e acessibilidade da Universidade Federal do Ceará buscando compreender se a instituição está conseguindo dar o suporte necessário para o aprendizado e a permanência dos estudantes com deficiência. Para esta pesquisa foi utilizado o modelo de avaliação experiencial proposto por Raul Lejano (2012) e tem caráter exploratório e qualitativo. Para alcançar os objetivos propostos foi realizado um estudo de caso em unidades do campus do Benfica (Faculdade de Educação, Centro de Humanidades e Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade), onde foram realizadas entrevistas e questionários com discentes de graduação com deficiência, docentes, agentes de acessibilidade e servidores da secretaria de acessibilidade. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a maioria dos docentes necessitam de conhecimentos sobre instrumentos e metodologias de ensino para os estudantes com deficiência, bem como solicitam apoio da instituição. Entre as maiores barreiras enfrentadas pelos estudantes com deficiência no processo de ensino e aprendizagem, destacaram-se as barreiras físicas e atitudinais. Ademais, os discentes também relataram insatisfação quanto a falta de intérpretes suficientes para atender toda a demanda da Universidade. |
Abstract: | The access of people with disabilities to Higher Education has been increasing significantly in recent years, mainly from the creation of legal apparatus that aim to include this portion of the population in educational institutions. However, the simple insertion of these students in higher education does not guarantee their permanence, since they need adaptations so that they can have full teaching and learning conditions with quality. Therefore, the research aims to evaluate the inclusion and accessibility policies of the Federal University of Ceará, seeking to understand whether the institution is managing to provide the necessary support for the learning and permanence of students with disabilities. For this research, the experiential evaluation model proposed by Raul Lejano (2012) was used and has an exploratory and qualitative character. To achieve the proposed objectives, a case study was carried out in units of the Benfica campus (Faculty of Education, Humanities Center and Faculty of Economics, Administration, Actuarial and Accounting), where interviews and questionnaires were carried out with undergraduate students with disabilities, teachers, accessibility agents and servers of the accessibility secretariat. For data analysis, the content analysis technique was used. The results showed that most teachers need knowledge about teaching tools and methodologies for students with disabilities, as well as requesting support from the institution. Among the biggest barriers faced by students with disabilities in the teaching and learning process, physical and attitudinal barriers stand out. In addition, students also reported dissatisfaction with the lack of enough interpreters to meet all the University's demand. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68827 |
Aparece nas coleções: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
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