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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68800
Tipo: | TCC |
Título : | A gestão da política de inclusão de pessoas com deficiência no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará |
Autor : | Santos, Cainã Maria Viana dos |
Tutor: | Guerra, Maria Áurea Montenegro Albuquerque |
Co-asesor: | Sousa, Clemilda dos Santos |
Palabras clave : | Gestão de bibliotecas universitárias;Política de inclusão da pessoa com deficiência;Biblioteca acessível;University library management;Accessible library;Policy for inclusion of people with disabilities |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | SANTOS, Cainã Maria Viana dos. A gestão da política de inclusão de pessoas com deficiência no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará. Orientadora: Maria Áurea Montenegro Albuquerque Guerra. 2022. 111 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | O acesso à informação é condição necessária para o desenvolvimento humano e intelectual de todo indivíduo. Em consonância com esse aspecto, é que a discussão de pautas referentes à universalização do acesso à informação, ocupam lugar de imensa relevância no seio Biblioteconomia, da Biblioteca, e da profissão Bibliotecária. Outrora, considerando o papel da biblioteca universitária e sua contribuição para a promoção desse acesso universal é que as políticas de inclusão devem ser aspecto fundamental da gestão e planejamento das bibliotecas. Nesse contexto, esse trabalho apresenta um estudo sobre a Gestão da Política de Inclusão da Pessoa Com Deficiência (PcD) como um estudo de caso no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará (SiB/UFC). Objetivou-se analisar como o SiB/UFC vem gerenciando a implementação da política de inclusão da pessoa com deficiência, em sua estrutura de atendimento na oferta de produtos e serviços. Para atender aos objetivos deste estudo de caso, que possui abordagem qualitativa, adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa a campo junto aos bibliotecários que gerenciam a política de inclusão da PcD dentro do sistema. Os resultados evidenciaram que a gestão da referida política é concebida pela Seção de Atendimento a Pessoas com Deficiência (SAPD) e seus demais núcleos de acessibilidade distribuídos pelas bibliotecas do sistema, essa estrutura consolida um trabalho a nível de rede, e com base nas análises foram propostas algumas sugestões de melhoria e aperfeiçoamento do ponto de vista organizacional para as ações colaborativas dessa rede. Ao findar da realização dessa pesquisa, concluiu-se que, para que acessibilidade chegue como produto final ao usuário da biblioteca universitária é preciso que a política de inclusão seja incorporada à gestão de maneira estratégica, e nesse sentido, percebe-se também que acessibilidade informacional de pessoas com deficiência no âmbito de bibliotecas universitárias ainda precisa ser exaustivamente explorada. |
Abstract: | Access to information is a necessary condition for the human and intellectual development of every individual. In line with this aspect is that the discussion of guidelines concerning the universalization of access to information, occupy a place of immense relevance within the Librarianship of Library and the Librarian profession. Once considering the role of the university library and its contribution to the promotion of this universal access is that the inclusion policies must be a fundamental aspect of the libraries' management and planning. In this context, this work presents a study on the Management of the Inclusion Policy for Persons with Disabilities (PcD) as a case study in the Library System of the Federal University of Ceará (SiB/UFC). This study aimed to analyze how SiB/UFC has been managing the implementation of the inclusion policy for people with disabilities, in its structure of care in offering products and services. With the methodological characterization of a case study with a qualitative approach, the objectives of this study were achieved through bibliographic and documentary research and field research with librarians who manage the actions of the inclusion policy for PcD within the system. The results showed that the management of this policy is conceived by the Section of Assistance to Disabled People (SAPD) and its other accessibility cores distributed by the system's libraries. This structure consolidates a network-level work, and based on this analysis, some suggestions were proposed for improvement and enhancement from the organizational point of view for the collaborative actions of this network. At the end of this research, it was concluded that, for accessibility to reach the university library user as a final product, it is necessary that the inclusion policy is incorporated to the management in a strategic way, and in this sense, it is also noticed that the informational accessibility for people with disabilities in the scope of university libraries still needs to be thoroughly explored. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68800 |
Aparece en las colecciones: | BIBLIOTECONOMIA - Monografias |
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