Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68590
Tipo: TCC
Título : Utilização do Geogebra no estudo de funções do 1° grau para 1° ano do ensino médio
Título en inglés: Use of Geogebra in the study of functions from 1st to 1st year of high school
Autor : Silva, José Walisson de Almeida
Tutor: Holanda, Felipe D'Angelo
Palabras clave : Software educacional;Funções(Matemática);Geogebra(Software);Ambiente de sala de aula
Fecha de publicación : 2020
Citación : SILVA, José Wallison de Almeida. Utilização do Geogebra no estudo de funções do 1° grau para 1° ano do ensino médio. 2020. 40 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Beberibe, 2020.
Resumen en portugués brasileño: O trabalho proposto tem como abordagem a utilização do geogebra no estudo de funções do 1° grau, no 1°ano do ensino médio, tendo como ferramenta para o ensino da matemática, em especial, inserir o uso de novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem no cotidiano atual, a pesquisa mostra como o uso de novas tecnologias podem ajudar no ensino em sala de aula, sendo de uma forma mais divertida e diferente do que todos nós tivemos o convívio, porém, observamos que, na prática escolar ainda existe pouca utilização desta ferramenta no ensino da matemática. O ensino de funções, por ser um dos pilares da matemática, é uma parte significativa da grade curricular, do 1° ano. Compreendê-las é de suma importância para outras áreas da matemática. O presente trabalho teve por objetivo utilizar o software Geogebra no ensino de funções no 1o ano do ensino médio. É possível verificar que o uso do Geogebra torna mais significativo o uso de funções conectado à nova realidade, como dar condições para que os alunos adquiram habilidades em sala de aula com funções usando o software, e por consequência, contribuir para o entendimento do que é uma função e suas múltiplas formas de representá-las e interpretá-las com clareza, por meio dos recursos tecnológicos aliados a nova forma de ensinar em sala de aula o estudo de funções do 1° grau.
Abstract: The proposed work approaches the use of geogebra in the study of functions of the 1st degree, in the 1st year of high school, having as a tool for the teaching of mathematics, in particular, inserting the use of strong technologies in the process of sleep and learning in the current daily life, research shows with the use of new technologies can help in teaching in the classroom, being in a more fun way and out of the way that we all had the conviviality; of this tool in the teaching of mathematics. The teaching of functions, being one of the pillars of mathematics, is a significant part of the curriculum of the 1st year. Understanding them is of paramount importance for other areas of mathematics. This work aimed to use the Geogebra software in teaching functions in the 1st year of high school. It is possible to verify that the use of Geogebra makes the use of functions connected to the new reality more significant, with the possibility for students to acquire skills in the classroom with functions using the software, and, consequently, contribute to the understanding of what it is a function and its multiple ways of representing and interpreting them clearly through technological resources combined with the new way of teaching in the classroom the study of functions of the 1st degree.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68590
Aparece en las colecciones: MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020_tcc_jaasilva.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.