Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68549
Tipo: TCC
Título : Reconstruir um passado, propor uma presença: Uma análise de Édipo Rei (1967), de Pier Paolo Pasolini
Autor : Lira, Rodrigo Coelho Pierre
Co-asesor: Dumaresq, Daniela Duarte
Palabras clave : Aby Warburg;Análise fílmica;Antiguidade clássica;Montagem cinematográfica;Pier Paolo Pasolini
Fecha de publicación : 2022
Citación : LIRA, Rodrigo Coelho Pierre. Reconstruir um passado, propor uma presença: Uma análise de Édipo Rei (1967), de Pier Paolo Pasolini. 2022. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022
Resumen en portugués brasileño: O objetivo desta pesquisa é realizar uma análise do filme Édipo Rei (1967), dirigido por Pier Paolo Pasolini, uma releitura do mito de Édipo, melhor conhecido pela peça homônima de Sófocles. Por meio desta obra, buscaremos estudar a sobrevivência de obras da antiguidade na modernidade e entender o porquê de um texto produzido há milênios permanecer a estimular a imaginação humana e a influenciar cineastas modernos como Pasolini. De início, nos deteremos na introdução à produção poética do artista italiano, apresentando a influência que a poesia exerceu em sua obra cinematográfica. A partir disso, veremos como a prevalência de questões relacionadas à mitologia e à antiguidade são fundamentais para a compreensão da arte de Pasolini, tanto a sua produção literária quanto a do cinema. De modo a melhor compreender tais questões, serão discutidos os conceitos nachleben e pathosformel, elaborados pelo historiador da arte alemão Aby Warburg, sendo proposto um diálogo entre a obra desses dois pensadores. Em seguida, nos aprofundaremos no conceito de montagem presente na teoria e prática tanto de Pasolini quanto de Warburg, de modo a observar como tais técnicas possibilitam a revelação das sobrevivências de materiais da antiguidade nos tempos presentes, aproximando esses dois artistas das concepções dialéticas de montagem de outros pensadores como Sergei Eisenstein e Walter Benjamin. Entenderemos também que é a montagem o principal elo da relação do cinema com outras formas de expressões, como as artes visuais e a literatura, o que torna a arte cinematográfica um fazer múltiplo e “impuro”. Por fim, nos deteremos na análise do filme Édipo Rei (1967), de forma a identificar como os conceitos trabalhados ao longo da monografia são perceptíveis na linguagem cinematográfica construída por Pasolini. Ele concebe não uma adaptação tradicional, mas uma releitura muito particular, menos da peça de Sófocles e mais da mitologia em si que cerca a figura de Édipo. Com isso, iremos compreender que artistas como Pasolini não absorvem elementos clássicos da antiguidade apenas para reproduzi-los, mas para transformá-los.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68549
Aparece en las colecciones: CINEMA E AUDIOVISUAL - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_tcc_rcplira.pdf7,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.