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dc.contributor.authorLira, Rodrigo Coelho Pierre-
dc.date.accessioned2022-09-26T22:56:21Z-
dc.date.available2022-09-26T22:56:21Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationLIRA, Rodrigo Coelho Pierre. Reconstruir um passado, propor uma presença: Uma análise de Édipo Rei (1967), de Pier Paolo Pasolini. 2022. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68549-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAby Warburgpt_BR
dc.subjectAnálise fílmicapt_BR
dc.subjectAntiguidade clássicapt_BR
dc.subjectMontagem cinematográficapt_BR
dc.subjectPier Paolo Pasolinipt_BR
dc.titleReconstruir um passado, propor uma presença: Uma análise de Édipo Rei (1967), de Pier Paolo Pasolinipt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorDumaresq, Daniela Duarte-
dc.description.abstract-ptbrO objetivo desta pesquisa é realizar uma análise do filme Édipo Rei (1967), dirigido por Pier Paolo Pasolini, uma releitura do mito de Édipo, melhor conhecido pela peça homônima de Sófocles. Por meio desta obra, buscaremos estudar a sobrevivência de obras da antiguidade na modernidade e entender o porquê de um texto produzido há milênios permanecer a estimular a imaginação humana e a influenciar cineastas modernos como Pasolini. De início, nos deteremos na introdução à produção poética do artista italiano, apresentando a influência que a poesia exerceu em sua obra cinematográfica. A partir disso, veremos como a prevalência de questões relacionadas à mitologia e à antiguidade são fundamentais para a compreensão da arte de Pasolini, tanto a sua produção literária quanto a do cinema. De modo a melhor compreender tais questões, serão discutidos os conceitos nachleben e pathosformel, elaborados pelo historiador da arte alemão Aby Warburg, sendo proposto um diálogo entre a obra desses dois pensadores. Em seguida, nos aprofundaremos no conceito de montagem presente na teoria e prática tanto de Pasolini quanto de Warburg, de modo a observar como tais técnicas possibilitam a revelação das sobrevivências de materiais da antiguidade nos tempos presentes, aproximando esses dois artistas das concepções dialéticas de montagem de outros pensadores como Sergei Eisenstein e Walter Benjamin. Entenderemos também que é a montagem o principal elo da relação do cinema com outras formas de expressões, como as artes visuais e a literatura, o que torna a arte cinematográfica um fazer múltiplo e “impuro”. Por fim, nos deteremos na análise do filme Édipo Rei (1967), de forma a identificar como os conceitos trabalhados ao longo da monografia são perceptíveis na linguagem cinematográfica construída por Pasolini. Ele concebe não uma adaptação tradicional, mas uma releitura muito particular, menos da peça de Sófocles e mais da mitologia em si que cerca a figura de Édipo. Com isso, iremos compreender que artistas como Pasolini não absorvem elementos clássicos da antiguidade apenas para reproduzi-los, mas para transformá-los.pt_BR
Aparece nas coleções:CINEMA E AUDIOVISUAL - Monografias

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