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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68363
Type: | TCC |
Title: | PessoasX: um jogo empático sobre a comunidade Queer |
Authors: | Lima, Wytalo Bezerra de |
Advisor: | Sousa, Paulo Victor Barbosa de |
Keywords: | Jogos eletrônicos;Representação social;Empatia;Teoria Queer;Minorias Sexuais e de Gênero |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | LIMA, Wytalo Bezerra de. PessoasX: um jogo empático sobre a comunidade Queer. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital)- Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá,2022. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Esse trabalho apresenta o uso de jogos empáticos com objetivo de experimentar uma boa representatividade queer e a demonstração de historias da comunidade LGBTQIA+ nos jogos digitais. Buscando assim, gerar debates e trazer para o público gamer contato com essas histórias ao mesmo tempo que busca gerar ligação do público com as histórias vividas nos jogos por meio da empatia. Para o desenvolvimento desse projeto foi necessário o estudo de pesquisas teóricas em diferentes áreas como: Teoria queer, representatividade queer nos jogos assim como o que define um jogo digital é um jogo empático. Também foram feitas pesquisas de campo com a comunidade gamer queer buscando analisar formas de representatividade já existentes em jogos que essa comunidade acham válida e outra pesquisa com a comunidade queer de Quixadá buscando conhecer vivências e histórias dessa comunidade vividas na cidade de Quixadá, que serviriam como base na criação do jogo PessoasX. Para o desenvolvimento do jogo foi utilizada a ferramenta de criação de jogos RPG MAKER MZ que permitia a criação de um RPG de aventura point-and-click, que por meio da pesquisa teórica foi eleito como o melhor modelo de jogo para se desenvolver o projeto. Após a concepção da versão final dessa etapa do jogo, foi realizada uma pesquisa com a comunidade queer buscando analisar se o projeto cumpria sua proposta inicial, em especial, a sua narrativa. Os teste foram realizados com 11 usuários, e obteve resultados positivos ao que se buscava analisar, em especial a diversidade na representatividade apresentada pelo jogo que buscou mostrar histórias diferentes das que são normalmente exibidas quando se fala de representatividade queer. A partir dos resultados é possível validar a ideia inicial do projeto e buscar aperfeiçoar ainda mais o jogo PessoasX e as diferentes gamas de representatividades apresentadas no projeto. |
Abstract: | This work presents the use of empathic games to provide a good queer representation and to demonstrate stories of the LGBTQIA+ community in digital games, thus seeking to generate debates and to aproximate the gamer public contact with these stories while seeking to generate a connection between the game’s characters stories with the audience through empathy. For the development of this project, it was necessary to study theoretical research in different areas such as: Queer theory, queer representation in games as well and what defines a digital game is an empathic game. Field research was also carried out with the queer gamer community, seeking to analyze forms of queer representation that is positively accepted by the community and another research with the queer community of Quixadá, seeking to know their experiences and stories that happened in the city, which would serve as inspiration on the creation of the game PeopleX. For the development of the game, the game creation tool RPG MAKER MZ was used, which allowed the creation of a point-and-click adventure RPG, which through theoretical research was elected as the best game model to develop the project. After designing the final version of one stage of the game, a survey was carried out with the queer community seeking to analyze whether the project fulfilled its initial proposal, and in particular, its narrative. The tests were carried out with 11 users and obtained positive results to what was analyzed, especially the diversity of representation presented by the game that sought to show different stories from those that are normally displayed when talking about queer representation. Based on the results, it is possible to validate the initial idea of the project and seek to further improve the PeopleX game and the different ranges of representations presented in the project. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68363 |
Appears in Collections: | DESIGN DIGITAL - QUIXADÁ - Monografias |
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