Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68268
Tipo: TCC
Título: Teoria e aplicações da fórmula de Bhaskara
Título em inglês: Theory and applications of Bhaskara's formula
Autor(es): Gomes, Géssica de Andrade
Orientador: Felix, Hudson de Souza
Palavras-chave: Equações quadráticas;Matemática- História
Data do documento: 2020
Citação: GOMES, Géssica de Andrade. Teoria e aplicações da fórmula de Bhaskara. 2020. 24 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Quiterianópolis, 2020.,
Resumo: Tendo em vista as contribuições da fórmula de Bhaskara e suas contribuições para trajetórias pessoais e acadêmicas, estando presente em diversas áreas do conhecimento, pesquisa-se sobre as Teorias a aplicações da fórmula de Bhaskara, a fim de analisar os princípios e utilizações da Formula de Bhaskara no processo de ensino das equações de 2° grau no âmbito escolar. Para tanto, faz-se necessário apresentar uma contextualização histórica da evolução e aplicação da fórmula, apontar as suas principais contribuições no processo de aprendizagem escolar e identificar as suas contribuições para o contexto educacional dentro e fora da sala de aula. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo sobre as produções que abordam a temática das teorias e aplicações da Fórmula de Bhaskara e seu contexto dentro da história da matemática. Diante disso verifica-se que mesmo a fórmula não ser legitimada como de autoria do matemático hindu Bhaskara, suas contribuições para a matemática são inegáveis, o que impõe a constatação da sua importância no ensino em sala de aula e sua importância na sociedade, considerando suas contribuições para as ciências exatas, de engenharia, tecnologia, dentre outras.
Abstract: In view of the contributions of the Bhaskara formula and its contributions to personal and academic trajectories, being present in several areas of knowledge, research on the Theories to applications of the Bhaskara formula, in order to analyze the principles and uses of the Formula of Bhaskara in the process of teaching 2nd degree equations in the school environment. Therefore, it is necessary to present a historical contextualization of the evolution and application of the formula, to point out its main contributions in the school learning process and to identify their contributions to the educational context inside and outside the classroom. Then, a qualitative bibliographic research is carried out on the productions that address the theme of the theories and applications of the Bhaskara Formula and its context within the history of mathematics. In view of this, it appears that even though the formula is not legitimized as authored by the Hindu mathematician Bhaskara, his contributions to mathematics are undeniable, which imposes the verification of its importance in classroom teaching and its importance in society, considering contributions to the exact sciences, engineering, technology, among others.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68268
Aparece nas coleções:MATEMÁTICA - LICENCIATURA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_gagomes.pdf526,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.