Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68230
Tipo: TCC
Título: O ensino da matemática para jovens e adultos do ensino médio: desafios e perspectivas
Título em inglês: Mathematics teaching for high school youth and adults: challenges and perspectives
Autor(es): Barbosa, Francisco Wellington
Orientador: Lima, Francisco Isael da Silva
Coorientador: Brandão, Jorge Carvalho
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos;Aprendizagem;Ensino de matemática
Data do documento: 2020
Citação: BARBOSA, Francisco Wellington. O ensino da matemática para jovens e adultos do ensino médio: desafios e perspectivas . 2020. 32 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2020.
Resumo: Atualmente há muitas reflexões a respeito das dificuldades de aprendizado na área de Matemática em todos os níveis e modalidades de ensino, inclusive na Educação de Jovens e Adultos. Desta forma, considerando as particularidades do público atendido por esta modalidade de ensino e as dificuldades de aprendizado de seus estudantes, o objetivo deste estudo foi discutir sobre os desafios no ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos e avaliar se esta prática pode contribuir na promoção de uma aprendizagem mais efetiva desta disciplina por parte deste público específico. Ressalta-se que esse trabalho deve ser planejado e sistematizado de forma que o ensino não se restrinja a uma dimensão utilitarista. A partir da revisão bibliográfica, foi possível perceber se essa disciplina for trabalhada de forma atrativa e com aplicabilidade no cotidiano nos discentes se torna uma alternativa importantíssima para a permanência do aluno da Educação de Jovens e Adultos na escola, visto que ao associar os conteúdos abordados em sala de aula com a realidade do estudante contribui para o melhor entendimento dos conteúdos e possibilita que os alunos vivenciem efetivamente a Matemática resultando em uma aprendizagem mais efetiva desta disciplina
Abstract: Currently, there are many reflections on learning difficulties in the area of Mathematics at all levels and teaching modalities, including in the Education of Youth and Adults. Thus, considering the particularities of the public served by this teaching modality and the learning difficulties of its students, the objective of this study was to discuss the challenges in teaching mathematics in the education of young people and adults and assess whether this practice can contribute to promoting a more effective learning of this discipline by this specific audience. It is emphasized that this work must be planned and systematized so that teaching is not restricted to a utilitarian dimension. From the bibliographic review, it was possible to notice if this discipline is worked in an attractive way and with applicability in the students' daily life, it becomes a very important alternative for the permanence of the Youth and Adult Education student at school, since when associating the contents covered in the classroom with the student's reality contributes to a better understanding of the contents and allows students to effectively experience Mathematics resulting in a more effective learning of this discipline
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68230
Aparece nas coleções:MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_tcc_fwbarbosa.pdf525,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.