Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68230
Tipo: | TCC |
Título : | O ensino da matemática para jovens e adultos do ensino médio: desafios e perspectivas |
Título en inglés: | Mathematics teaching for high school youth and adults: challenges and perspectives |
Autor : | Barbosa, Francisco Wellington |
Tutor: | Lima, Francisco Isael da Silva |
Co-asesor: | Brandão, Jorge Carvalho |
Palabras clave : | Educação de Jovens e Adultos;Aprendizagem;Ensino de matemática |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | BARBOSA, Francisco Wellington. O ensino da matemática para jovens e adultos do ensino médio: desafios e perspectivas . 2020. 32 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | Atualmente há muitas reflexões a respeito das dificuldades de aprendizado na área de Matemática em todos os níveis e modalidades de ensino, inclusive na Educação de Jovens e Adultos. Desta forma, considerando as particularidades do público atendido por esta modalidade de ensino e as dificuldades de aprendizado de seus estudantes, o objetivo deste estudo foi discutir sobre os desafios no ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos e avaliar se esta prática pode contribuir na promoção de uma aprendizagem mais efetiva desta disciplina por parte deste público específico. Ressalta-se que esse trabalho deve ser planejado e sistematizado de forma que o ensino não se restrinja a uma dimensão utilitarista. A partir da revisão bibliográfica, foi possível perceber se essa disciplina for trabalhada de forma atrativa e com aplicabilidade no cotidiano nos discentes se torna uma alternativa importantíssima para a permanência do aluno da Educação de Jovens e Adultos na escola, visto que ao associar os conteúdos abordados em sala de aula com a realidade do estudante contribui para o melhor entendimento dos conteúdos e possibilita que os alunos vivenciem efetivamente a Matemática resultando em uma aprendizagem mais efetiva desta disciplina |
Abstract: | Currently, there are many reflections on learning difficulties in the area of Mathematics at all levels and teaching modalities, including in the Education of Youth and Adults. Thus, considering the particularities of the public served by this teaching modality and the learning difficulties of its students, the objective of this study was to discuss the challenges in teaching mathematics in the education of young people and adults and assess whether this practice can contribute to promoting a more effective learning of this discipline by this specific audience. It is emphasized that this work must be planned and systematized so that teaching is not restricted to a utilitarian dimension. From the bibliographic review, it was possible to notice if this discipline is worked in an attractive way and with applicability in the students' daily life, it becomes a very important alternative for the permanence of the Youth and Adult Education student at school, since when associating the contents covered in the classroom with the student's reality contributes to a better understanding of the contents and allows students to effectively experience Mathematics resulting in a more effective learning of this discipline |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68230 |
Aparece en las colecciones: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_tcc_fwbarbosa.pdf | 525,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.