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Type: TCC
Title: O Conto de Zé Romão: transformação de relatos populares em música que conta a história de um personagem quixadaense
Authors: Lima, José Richallyson Soares de
Advisor: Oliveira Filho, João Vilnei de
Keywords: Youtube (Recurso eletrônico);Instagram (Rede social online);Marketing;Música
Issue Date: 2022
Citation: LIMA, José Richallyson Soares de. O Conto de Zé Romão: transformação de relatos populares em música que conta a história de um personagem quixadaense. 2022. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital)- Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá,2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: A música é uma ferramenta de propagação de ideias muito poderosa. Com o advento da criação das plataformas de streaming, como o Youtube e Spotify, essa difusão se tornou ainda maior, uma vez que pessoas que antes não tinham o poder de distribuição dos seus trabalhos devido aos mais diversos entraves, passaram a ter a possibilidade de conseguir fazer isso se utilizando dessas plataformas. Porém, apenas distribuir uma música não vai garantir o sucesso desses artistas. Em conjunto, são necessárias estratégias de marketing que tornem esses trabalhos visíveis a diferentes pessoas. Este projeto apresenta a divulgação de um trabalho musical através do uso de estratégias do Marketing de Guerrilha, na cidade de Quixadá-CE. O projeto usa a intervenção urbana e o marketing viral como formas para se alcançar o máximo de pessoas possível dentro das minhas redes sociais, da qual posto meus trabalhos com o nome artístico Nosy, durante o período de campanha da música “O Conto de o Zé Romão”, para que essas pessoas sejam atraídas para ao Youtube, no dia do lançamento da música que demandou, para o seu desenvolvimento, a realização de pesquisas qualitativas em grupos do Facebook de Quixadá sobre a figura de Zé Romão, personagem tema e uma figura bastante conhecida na cidade. Com os dados sobre Zé Romão, a música foi produzida. Para a divulgação, foram feitas postagens no meu Instagram, além de uma intervenção na cidade, com as colagens de lambes e cartazes por locais específicos de Quixadá. O objetivo, ao final da campanha, era analisar os resultados obtidos dentro do Instagram e do Youtube e os comparar com os últimos três lançamentos anteriores do artista. De acordo com as pesquisas, foi possível identificar que não necessariamente um apelo social através de colagens e resgate de figuras conhecidas da cidade vai fazer com que as pessoas olhem mais para o trabalho, para isso se faz necessário um apelo audiovisual através de um clipe, que no caso do lançamento deste trabalho, não foi realizado, além do uso de páginas terceiras que contribuam na divulgação do trabalho. Como planos futuros, se deseja realizar mais músicas sobre personagens da cidade, tomando partido daquilo que se aprendeu com a realização deste trabalho.
Abstract: Music is a very powerful idea propagation tool. With the advent of the creation of streaming platforms, such as Youtube and Spotify, this diffusion has become even greater, since people who previously did not have the power to distribute their works due to the most diverse obstacles, now have the possibility of able to do this using these platforms. However, just distributing a song will not guarantee the success of these artists. Together, marketing strategies are needed that make these works visible to different people. This project presents the dissemination of a musical work through the use of Guerrilla Marketing strategies, in the city of Quixadá-CE. The project uses urban intervention and viral marketing as ways to reach as many people as possible within my social networks, from which I post my works under the artistic name Nosy, during the campaign period for the song “O Conto de o Zé Romão”, so that these people are attracted to Youtube, on the day of the release of the song, which required, for its development, qualitative research to be carried out in Quixadá’s Facebook groups on the figure of Zé Romão, a theme character and a figure well known in the city. With the data about Zé Romão, the song was produced. For publicity, posts were made on my Instagram, in addition to an intervention in the city, with the collages of lambes and posters by specific places in Quixadá. The objective, at the end of the campaign, was to analyze the results obtained within Instagram and Youtube and compare them with the last three previous releases of the artist. According to the research, it was possible to identify that not necessarily a social appeal through collages and rescue of well-known figures in the city will make people look more at work, for that an audiovisual appeal through a clip is necessary, that in the case of the launch of this work, it was not carried out, in addition to the use of third-party pages that contribute to the dissemination of the work. As future plans, it is desired to make more songs about city characters, taking advantage of what was learned with the realization of this work.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68151
Appears in Collections:DESIGN DIGITAL - QUIXADÁ - Monografias

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