Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67798
Tipo: | TCC |
Título: | Lucidicade e alfabetização: um olhar sobre atividades lúdicas com uma turma do 2° ano-séries iniciais do Programa Residência Pedagógia - Pedagogia - UFC |
Autor(es): | Sousa, Fernanda de Freitas |
Orientador: | Costa, Alexandre Santiago da |
Palavras-chave: | Alfabetização;Ludicidade;Programa Residência Pedagógica |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | SOUSA, Fernanda de Freitas. Lucidicade e alfabetização: um olhar sobre atividades lúdicas com uma turma do 2° ano-séries iniciais do Programa Residência Pedagógia - Pedagogia. Orientador: Alexandre Santiago da Costa. 2022. 48 f. - Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | A presente pesquisa aborda o desenvolvimento de atividades lúdicas na perspectiva da alfabetização com uma turma de 2º ano do ensino fundamental dentro do Programa Residência Pedagógica. O processo de alfabetização é uma etapa complexa. Sabe-se que para algumas crianças, essa etapa pode ser “maçante” e, muitas vezes, torna-se desestimulante, a verificar, muitas crianças apresentam dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo sinalizar como a ludicidade pode ser um auxiliador no processo de alfabetização, possibilitando uma aprendizagem mais significativa e prazerosa. Para fundamentar esta pesquisa, utilizaram-se os conceitos e as teorias de Tisuko Kishimoto (1996), Tânia Fortuna (2000), Luckesi (2000, 2002) e Vygotsky (2001) acerca da ludicidade, além de uma revisão bibliográfica dos estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1999) e as contribuições de Artur Gomes de Morais (2020) e Magda Soares (2021) para a alfabetização. Utilizando como procedimento metodológico a pesquisa participante, este trabalho se deu a partir do processo de observação, de planejamento e de desenvolvimento de atividades lúdicas com uma turma de 2º ano da Escola Municipal São Raimundo durante o período do Programa Residência Pedagógica - UFC. Seguindo o propósito do programa de residência, no primeiro trimestre de 2022, foram propostas algumas atividades lúdicas para as crianças e, a partir delas, ficou claro que as crianças têm maior apreço pelas atividades lúdicas, depositando mais atenção e demonstrando mais interesse por elas que por atividades mais tradicionais e repetitivas. Os resultados obtidos com esta pesquisa evidenciaram maior autonomia na execução das atividades propostas, cooperação entre as crianças, alunos visivelmente mais estimulados, mais participação na hora das atividades, das leituras e rodas de conversa e por fim, crianças mais confiantes durante as tentativas de leitura. Isso evidencia que a ludicidade, enquanto colaboradora e facilitadora do trabalho do professor, fez desse período de alfabetização um momento mais divertido e prazeroso. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67798 |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_ffsousa.pdf | 700,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.