Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67798
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Alexandre Santiago da-
dc.contributor.authorSousa, Fernanda de Freitas-
dc.date.accessioned2022-08-22T12:48:48Z-
dc.date.available2022-08-22T12:48:48Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSOUSA, Fernanda de Freitas. Lucidicade e alfabetização: um olhar sobre atividades lúdicas com uma turma do 2° ano-séries iniciais do Programa Residência Pedagógia - Pedagogia. Orientador: Alexandre Santiago da Costa. 2022. 48 f. - Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67798-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectPrograma Residência Pedagógicapt_BR
dc.titleLucidicade e alfabetização: um olhar sobre atividades lúdicas com uma turma do 2° ano-séries iniciais do Programa Residência Pedagógia - Pedagogia - UFCpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa aborda o desenvolvimento de atividades lúdicas na perspectiva da alfabetização com uma turma de 2º ano do ensino fundamental dentro do Programa Residência Pedagógica. O processo de alfabetização é uma etapa complexa. Sabe-se que para algumas crianças, essa etapa pode ser “maçante” e, muitas vezes, torna-se desestimulante, a verificar, muitas crianças apresentam dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo sinalizar como a ludicidade pode ser um auxiliador no processo de alfabetização, possibilitando uma aprendizagem mais significativa e prazerosa. Para fundamentar esta pesquisa, utilizaram-se os conceitos e as teorias de Tisuko Kishimoto (1996), Tânia Fortuna (2000), Luckesi (2000, 2002) e Vygotsky (2001) acerca da ludicidade, além de uma revisão bibliográfica dos estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1999) e as contribuições de Artur Gomes de Morais (2020) e Magda Soares (2021) para a alfabetização. Utilizando como procedimento metodológico a pesquisa participante, este trabalho se deu a partir do processo de observação, de planejamento e de desenvolvimento de atividades lúdicas com uma turma de 2º ano da Escola Municipal São Raimundo durante o período do Programa Residência Pedagógica - UFC. Seguindo o propósito do programa de residência, no primeiro trimestre de 2022, foram propostas algumas atividades lúdicas para as crianças e, a partir delas, ficou claro que as crianças têm maior apreço pelas atividades lúdicas, depositando mais atenção e demonstrando mais interesse por elas que por atividades mais tradicionais e repetitivas. Os resultados obtidos com esta pesquisa evidenciaram maior autonomia na execução das atividades propostas, cooperação entre as crianças, alunos visivelmente mais estimulados, mais participação na hora das atividades, das leituras e rodas de conversa e por fim, crianças mais confiantes durante as tentativas de leitura. Isso evidencia que a ludicidade, enquanto colaboradora e facilitadora do trabalho do professor, fez desse período de alfabetização um momento mais divertido e prazeroso.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_ffsousa.pdf700,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.