Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67734
Type: | Dissertação |
Title: | Caracterização do perfil profissional e modos de atuação do orientador educacional na rede pública de ensino de Sobral-CE |
Authors: | Barbosa, Hiara da Silva Santos |
Advisor: | Marques, Natália Santos |
Keywords: | Orientador Educacional;Perfil profissional;Atribuições profissionais;Sobral |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | BARBOSA, H. da S. S. Caracterização do perfil profissional e modos de atuação do orientador educacional na rede pública de ensino de Sobral-CE. 2022. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas) - Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A pesquisa apresenta a caracterização do perfil profissional e modos de atuação do Orientador Educacional (O.E) na rede pública de ensino de Sobral-CE. Foi realizado diagnóstico situacional por meio da aplicação de formulários e rodas de conversas virtuais, assim como levantamento bibliográfico referente à implementação do cargo no Município e no cenário Nacional. Participaram do estudo onze O.E que atuam em escolas de anos iniciais e/ou finais do ensino fundamental, nos territórios da zona urbana e rural da Cidade. Dentre os principais resultados estão: em relação ao perfil profissional, o estudo indica que os orientadores educacionais têm formação acadêmica em Psicologia e, na maioria, qualificações na área educacional, seguidas pela área da saúde, jurídica e organizacional. Em relação ao seu modo de atuação, encontramos uma variedade de atividades que incluem atribuições pedagógicas vinculadas à implementação das competências socioemocionais (CSE), atribuições profissionais direcionadas para o desenvolvimento das relações interpessoais, metodologias de resoluções de conflitos e ações de cunho formativo, sendo o público-alvo, prioritariamente, os estudantes e professores. |
Abstract: | The research presents the characterization of the professional profile and modes of action of the Educational Advisor (O.E) in the public school system of Sobral-CE. A situational diagnosis was carried out through the application of forms and virtual conversation wheels, as well as a bibliographic survey regarding the implementation of the position in the Municipality. Eleven O.E who work in schools of early and/or final years of elementary school participated in the study, in the territories of the urban and rural areas of the City. Among the main results are: in relation to the professional profile, the study indicates that educational advisors have an academic background in Psychology and, in the majority, qualifications in the educational area, followed by the health, legal and organizational areas. In relation to its way of acting, we found a variety of activities that include pedagogical attributions linked to the implementation of socio-emotional competences (CSE), professional attributions aimed at the development of interpersonal relationships, conflict resolution methodologies and training actions, being the target audience, primarily students and teachers. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67734 |
Appears in Collections: | MPPPP - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_dis_hssbarbosa.pdf | BARBOSA, H. da S. S. Caracterização do perfil profissional e modos de atuação do orientador educacional na rede pública de ensino de Sobral-CE. 2022. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas) - Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022. | 35,57 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.