Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67734
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarques, Natália Santos-
dc.contributor.authorBarbosa, Hiara da Silva Santos-
dc.date.accessioned2022-08-16T16:28:07Z-
dc.date.available2022-08-16T16:28:07Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationBARBOSA, H. da S. S. Caracterização do perfil profissional e modos de atuação do orientador educacional na rede pública de ensino de Sobral-CE. 2022. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas) - Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67734-
dc.description.abstractThe research presents the characterization of the professional profile and modes of action of the Educational Advisor (O.E) in the public school system of Sobral-CE. A situational diagnosis was carried out through the application of forms and virtual conversation wheels, as well as a bibliographic survey regarding the implementation of the position in the Municipality. Eleven O.E who work in schools of early and/or final years of elementary school participated in the study, in the territories of the urban and rural areas of the City. Among the main results are: in relation to the professional profile, the study indicates that educational advisors have an academic background in Psychology and, in the majority, qualifications in the educational area, followed by the health, legal and organizational areas. In relation to its way of acting, we found a variety of activities that include pedagogical attributions linked to the implementation of socio-emotional competences (CSE), professional attributions aimed at the development of interpersonal relationships, conflict resolution methodologies and training actions, being the target audience, primarily students and teachers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectOrientador Educacionalpt_BR
dc.subjectPerfil profissionalpt_BR
dc.subjectAtribuições profissionaispt_BR
dc.subjectSobralpt_BR
dc.titleCaracterização do perfil profissional e modos de atuação do orientador educacional na rede pública de ensino de Sobral-CEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa apresenta a caracterização do perfil profissional e modos de atuação do Orientador Educacional (O.E) na rede pública de ensino de Sobral-CE. Foi realizado diagnóstico situacional por meio da aplicação de formulários e rodas de conversas virtuais, assim como levantamento bibliográfico referente à implementação do cargo no Município e no cenário Nacional. Participaram do estudo onze O.E que atuam em escolas de anos iniciais e/ou finais do ensino fundamental, nos territórios da zona urbana e rural da Cidade. Dentre os principais resultados estão: em relação ao perfil profissional, o estudo indica que os orientadores educacionais têm formação acadêmica em Psicologia e, na maioria, qualificações na área educacional, seguidas pela área da saúde, jurídica e organizacional. Em relação ao seu modo de atuação, encontramos uma variedade de atividades que incluem atribuições pedagógicas vinculadas à implementação das competências socioemocionais (CSE), atribuições profissionais direcionadas para o desenvolvimento das relações interpessoais, metodologias de resoluções de conflitos e ações de cunho formativo, sendo o público-alvo, prioritariamente, os estudantes e professores.pt_BR
Aparece nas coleções:MPPPP - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_dis_hssbarbosa.pdfBARBOSA, H. da S. S. Caracterização do perfil profissional e modos de atuação do orientador educacional na rede pública de ensino de Sobral-CE. 2022. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas) - Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022.35,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.