Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67565
Tipo: TCC
Título: Troncos e cipós: jogo didático para aprendizagem de botânica no ensino médio
Autor(es): Coelho, José Abraão Rodrigues
Orientador: Mota, Erika Freitas
Palavras-chave: Ensino;Botânica;Jogo;Lúdico;Afetividade
Data do documento: 2022
Citação: COELHO, José Abraão Rodrigues. Troncos e cipós: jogo didático para aprendizagem de botânica no ensino médio. 2022. 61 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: O ensino de botânica é descrito diversas vezes, por alunos e professores, como difícil e desinteressante, alegando que seus conteúdos e terminologias são complexos e enfadonhos. É possível observar certa relação entre o nível de afetividade que estes alunos e professores têm com a botânica e a dificuldade que os mesmos encontram em entender, aprender e ensinar esta disciplina. Então para conseguir mudar esta relação de afetividade com a botânica, uma das ideias é utilizar métodos e didáticas que promovam interesse e satisfação, como aulas práticas e atividades lúdicas. Este trabalho procura identificar as dificuldades do professor e alunos de uma turma de 3° ano do ensino médio de uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) em Fortaleza/CE, e descrever a utilização do jogo “Troncos e Cipós”, adaptação autoral do jogo “Cobras e Escadas”, como ferramenta auxiliar no ensino de botânica e atividade lúdica geradora de afetividade e encantamento à temática. Com a aplicação dos questionários e a realização da experiência, foi possível perceber que esse jogo é uma ótima ferramenta lúdica para a geração da afetividade à botânica e que o mesmo consegue auxiliar, de forma notável, para o ensino e aprendizagem dos conteúdos dessa área da Biologia.
Abstract: The botany is seen, several times, by students and teachers, as difficult and uninteresting for presenting complex terminologies and content that are considered boring. So, it is possible to observe a certain cause and effect relationship between the affinity of students and teachers with botany and their skills with this discipline. So, in order to improve this relationship of affinity with the botany, the idea is to use some didactic methods that promote interest and satisfaction, like practical and recreational activities. This work seeks to investigate this relationship of affinity and skills, in a third year at a Full-Time High School in Fortaleza city, in Ceará state, and to evaluate the use of the game “Troncos e Cipós”, authorial adaptation of the game “Snakes and Stairs”, as an auxiliary tool in the teaching of botany and playful activity that generates affinity to the discipline. After the application of the questionnaires and the realization of the experiment, it was perceived that this game is a great tool for the generation of affinity with botany and that it can help, in a remarkable way, the teaching-learning of this discipline.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67565
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_jarcoeho.pdf2,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.