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Tipo: Dissertação
Título : A assistência estudantil no Campus da UFC em Russas: uma avaliação a partir das perspectivas dos estudantes atendidos
Autor : Moraes, Michelly Linhares
Tutor: Holanda, Francisco Uribam Xavier de
Palabras clave : Ensino Superior;Acesso e permanência;Assistência estudantil;Campus de Russas;Avaliação contra-hegemônica;Higher education;Access and permanence;Student assistance;UFC Russas Campus;Counter-hegemonic evaluation
Fecha de publicación : 2022
Citación : MORAES, Michelly Linhares. A assistência estudantil no Campus da UFC em Russas: uma avaliação a partir das perspectivas dos estudantes atendidos. Orientador: Francisco Uribam Xavier de Holanda. 2022. 139 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) - Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.)
Resumen en portugués brasileño: Este estudo trata da avaliação da Política de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Ceará no Campus de Russas, tendo como documento norteador o Decreto n° 7.234/2010, o qual instituiu o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). O PNAES foi regulamentado em um contexto político neodesenvolvimentista o qual propiciou reformas e transformações na política de educação nacional; sendo legitimado pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), e pelas lutas dos movimentos estudantis e das entidades representativas de dirigentes acadêmicos. Com ênfase no ensino superior público, e focalizada nos sujeitos socioeconomicamente vulneráveis, o programa tem como intuito viabilizar condições de acesso e permanência necessárias ao exercício do direito à educação. Nesse sentido, considerando a assistência estudantil como uma estratégia inserida na política educacional para promover a inclusão social, esta pesquisa tem como objetivo apresentar as concepções de assistência estudantil que norteiam as ações desenvolvidas no âmbito da UFC e do Campus de Russas; verificar o alcance dessas ações no tocante a permanência e desempenho acadêmico dos discentes atendidos; e investigar como a assistência estudantil é assimilada pelos atores envolvidos. A abordagem metodológica adotada é qualitativa e contra-hegemônica, sendo inspirada nas perspectivas de avaliação de políticas públicas de Raul Lejano (modelo experiencial) e Lea Rodrigues (avaliação em profundidade). Os resultados apontaram contradições no processo de implantação, e limites quanto ao alcance da política, sobretudo, no que diz respeito a cobertura dos serviços ofertados no Campus de Russas, e nas subjetividades presentes nos contextos sociais e individuais dos sujeitos atendidos. No entanto, constatou-se, a importância e a necessidade de fortalecer a assistência estudantil, enquanto política social, à medida que, o acesso a ela, potencializa a inclusão e o pertencimento social dos estudantes, pela via educacional.
Abstract: This study deals with the evaluation of the Student Assistance Policy of the Federal University of Ceará at the Russas Campus, having as a guiding document the Decree Number 7.234/2010, which established the National Program of Student Assistance (PNAES – ProgramaNacional de Assistência Estudantil).The PNAES was regulated during a neo-developmentalist political context, which led to reforms and transformations in the national education policy; and it was legitimized by the Support Program for Restructuring and Expansion of Federal Universities (REUNI - Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), and by the struggles of student movements and entities representing the board of deans. With emphasis on public higher education, and focusing on socioeconomically vulnerable individuals, the program aims to enable the conditions of access and permanence necessary to the right to education. In this sense, considering the student assistance as a strategy within the educational policy to promote social inclusion, this research aims to present the conceptions of student assistance that guide the actions developed at the UFC and the Campus of Russas; verify the extent of these actions regarding the permanence and academic performance of the students assisted by the program; and investigate how student assistance is perceived by the actors involved. The methodological approach adopted is qualitative and counter-hegemonic, inspired by the perspectives of public policy evaluation by Raul Lejano (experiential method) and Lea Rodrigues (in-depth evaluation). The results pointed to contradictions in the implementation process, as well as limits to the reaching of the policy, with respect to the coverage of the services offered at the Russas Campus, and to the subjectivities present in the social and individual contexts of the assisted students. However, it was noted the importance and the need to reinforce student assistance as a social policy, since access to it enables the social inclusion and sense of belonging of students by means of education.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67535
Aparece en las colecciones: MAPP - Dissertações defendidas na UFC

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