Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67535
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHolanda, Francisco Uribam Xavier de-
dc.contributor.authorMoraes, Michelly Linhares-
dc.date.accessioned2022-08-04T20:41:28Z-
dc.date.available2022-08-04T20:41:28Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMORAES, Michelly Linhares. A assistência estudantil no Campus da UFC em Russas: uma avaliação a partir das perspectivas dos estudantes atendidos. Orientador: Francisco Uribam Xavier de Holanda. 2022. 139 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) - Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67535-
dc.description.abstractThis study deals with the evaluation of the Student Assistance Policy of the Federal University of Ceará at the Russas Campus, having as a guiding document the Decree Number 7.234/2010, which established the National Program of Student Assistance (PNAES – ProgramaNacional de Assistência Estudantil).The PNAES was regulated during a neo-developmentalist political context, which led to reforms and transformations in the national education policy; and it was legitimized by the Support Program for Restructuring and Expansion of Federal Universities (REUNI - Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), and by the struggles of student movements and entities representing the board of deans. With emphasis on public higher education, and focusing on socioeconomically vulnerable individuals, the program aims to enable the conditions of access and permanence necessary to the right to education. In this sense, considering the student assistance as a strategy within the educational policy to promote social inclusion, this research aims to present the conceptions of student assistance that guide the actions developed at the UFC and the Campus of Russas; verify the extent of these actions regarding the permanence and academic performance of the students assisted by the program; and investigate how student assistance is perceived by the actors involved. The methodological approach adopted is qualitative and counter-hegemonic, inspired by the perspectives of public policy evaluation by Raul Lejano (experiential method) and Lea Rodrigues (in-depth evaluation). The results pointed to contradictions in the implementation process, as well as limits to the reaching of the policy, with respect to the coverage of the services offered at the Russas Campus, and to the subjectivities present in the social and individual contexts of the assisted students. However, it was noted the importance and the need to reinforce student assistance as a social policy, since access to it enables the social inclusion and sense of belonging of students by means of education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectAcesso e permanênciapt_BR
dc.subjectAssistência estudantilpt_BR
dc.subjectCampus de Russaspt_BR
dc.subjectAvaliação contra-hegemônicapt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectAccess and permanencept_BR
dc.subjectStudent assistancept_BR
dc.subjectUFC Russas Campuspt_BR
dc.subjectCounter-hegemonic evaluationpt_BR
dc.titleA assistência estudantil no Campus da UFC em Russas: uma avaliação a partir das perspectivas dos estudantes atendidospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo trata da avaliação da Política de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Ceará no Campus de Russas, tendo como documento norteador o Decreto n° 7.234/2010, o qual instituiu o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). O PNAES foi regulamentado em um contexto político neodesenvolvimentista o qual propiciou reformas e transformações na política de educação nacional; sendo legitimado pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), e pelas lutas dos movimentos estudantis e das entidades representativas de dirigentes acadêmicos. Com ênfase no ensino superior público, e focalizada nos sujeitos socioeconomicamente vulneráveis, o programa tem como intuito viabilizar condições de acesso e permanência necessárias ao exercício do direito à educação. Nesse sentido, considerando a assistência estudantil como uma estratégia inserida na política educacional para promover a inclusão social, esta pesquisa tem como objetivo apresentar as concepções de assistência estudantil que norteiam as ações desenvolvidas no âmbito da UFC e do Campus de Russas; verificar o alcance dessas ações no tocante a permanência e desempenho acadêmico dos discentes atendidos; e investigar como a assistência estudantil é assimilada pelos atores envolvidos. A abordagem metodológica adotada é qualitativa e contra-hegemônica, sendo inspirada nas perspectivas de avaliação de políticas públicas de Raul Lejano (modelo experiencial) e Lea Rodrigues (avaliação em profundidade). Os resultados apontaram contradições no processo de implantação, e limites quanto ao alcance da política, sobretudo, no que diz respeito a cobertura dos serviços ofertados no Campus de Russas, e nas subjetividades presentes nos contextos sociais e individuais dos sujeitos atendidos. No entanto, constatou-se, a importância e a necessidade de fortalecer a assistência estudantil, enquanto política social, à medida que, o acesso a ela, potencializa a inclusão e o pertencimento social dos estudantes, pela via educacional.pt_BR
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_dis_mlmoraes.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.