Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67405
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Daniel Cassiano-
dc.contributor.authorBarbosa, Maria Gleiciane-
dc.date.accessioned2022-07-25T12:53:51Z-
dc.date.available2022-07-25T12:53:51Z-
dc.date.issued2021-10-07-
dc.identifier.citationBARBOSA, Maria Gleiciane. Contribuições de um kit didático para o estudo de grupos sanguíneos em aulas de genética. 2021. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67405-
dc.descriptionAcompanha produto educacional: "Orientações para a elaboração e utilização do kit didático de grupos sanguíneos".pt_BR
dc.description.abstractRealizing the existing difficulties in the context of teaching and learning in genetics theme, this research sought to investigate the contributions of a didactic kit in better assimilating the topic of blood groups. Thus, we seek to understand the learning difficulties of students in basic education, help students understand the concepts of antibodies and antigens and enzymatic action, analyze the contributions of a teaching kit to better understand the content and develop support material to be used by biology teachers in genetics classes. This study was carried out in a state school in the city of Itapipoca-CE and had as its target audience students from the 3rd grade of high school regularly enrolled in the institution until the date of application of the research. In its methodological aspects, this research has an exploratory and qualitative feature. We used a semi-structured questionnaire as a data collection instrument and analyzed the data qualitatively. Due to the health situation caused by Covid-19, in 2020 and 2021, which led to the removal of students and teachers from the school environment in person, the application of the research, the demonstration of the teaching kit, as well as all communication with the participants was carried out remotely to ensure the well-being of all involved. The development of the didactic kit for the study of blood groups was essential, as it made it possible to experience in practice what are the real difficulties in planning and executing new teaching strategies that allow the teacher to promote more meaningful learning. Analyzing the survey data, we learned that purely conceptual teaching directly reflects on student learning. We verified that the association between theory and practice is fundamental for a better assimilation of the studied concepts and the students' cognitive development, as the research participants pointed out the importance of practical classes in the teaching of biology. We believe that the use of methodologies that favor meaningful learning is essential in teaching this area of knowledge. The guidelines for the development of the teaching kit are described in the educational product (EP) that was developed in this research and contains the necessary guidelines for teachers to help them build the kit.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectGrupos sanguíneospt_BR
dc.subjectBiology - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectBlood groupspt_BR
dc.titleContribuições de um kit didático para o estudo de grupos sanguíneos em aulas de genéticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPercebendo as dificuldades existentes no contexto do ensino e aprendizagem nos conteúdos de genética, essa pesquisa buscou investigar as contribuições de um kit didático na melhor assimilação do conteúdo de grupos sanguíneos. Desse modo, procuramos conhecer as dificuldades de aprendizagem pelos alunos da educação básica, auxiliar na compreensão dos alunos com relação aos conceitos de anticorpos e antígenos e ação enzimática, analisar as contribuições de um kit didático na melhor compreensão do conteúdo e desenvolver material de apoio para ser utilizado por professores de biologia em aulas de genética. Esse estudo foi desenvolvido em uma escola da rede estadual de ensino no município de Itapipoca- Ce e teve como público-alvo estudantes da 3ª série do ensino médio regularmente matriculados na instituição até a data de aplicação da pesquisa. Em seus aspectos metodológicos essa pesquisa tem caráter exploratório e qualitativo. Utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado e analisamos os dados qualitativamente. Devido a situação sanitária causada pela Covid-19, nos anos de 2020 e 2021 que levou ao afastamento de alunos e professores do ambiente escolar de forma presencial a aplicação da pesquisa, a demonstração do kit didático, bem como toda comunicação com os participantes foi realizada de forma remota para assegurar o bem-estar de todos os envolvidos. O desenvolvimento do kit didático para o estudo de grupos sanguíneos foi essencial, pois possibilitou vivenciar na prática quais são as reais dificuldades de se planejar e executar novas estratégias de ensino que permitam ao professor promover uma aprendizagem mais significativa. Analisando os dados da pesquisa, tomamos conhecimento de que o ensino puramente conceitual reflete diretamente na aprendizagem dos alunos. Verificamos que a associação entre teoria e prática é fundamental para uma melhor assimilação dos conceitos estudados e o desenvolvimento cognitivo dos estudantes já que os participantes da pesquisa apontaram a importância de aulas práticas no ensino de biologia. Acreditamos que a utilização de metodologias que favoreçam uma aprendizagem significativa é essencial no ensino dessa área de conhecimento. As orientações para elaboração do kit didático estão descritas no produto educacional (PE) que foi desenvolvido nesta pesquisa e contém as orientações necessárias aos professores para auxiliálos na construção do kit.pt_BR
dc.title.enContributions of a didatic kit for the study of blood groups in genetics classespt_BR
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_dis_mgbarbosa.pdfDissertação1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2021_pe_mgbarbosa.pdfProduto educacional742,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.