Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66873
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Representação do fenômeno urbano por meio de modelos integrados dos transportes e uso do solo: revisão da literatura e discussão conceitual
Autor(es): Sousa, Francelino Franco Leite de Matos
Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
Lopes, André Soares
Palavras-chave: Modelagem integrada;Modelos LUTI;Planejamento integrado;Agregação;Aleatoriedade;Dinamicidade
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Transportes
Citação: LOUREIRO, C. F. G. et al. Representação do fenômeno urbano por meio de modelos integrados dos transportes e uso do solo: revisão da literatura e discussão conceitual. Transportes, Vol. 25, n. 4, p. 96-108, 2017.
Resumo: Este artigo tem como objetivo principal avaliar a capacidade de modelos operacionais integrados dos transportes e uso do solo (LUTI) em representar o fenômeno urbano, como um passo inicial para ampliar o papel da modelagem no processo de planejamento urbano. Atualmente, o uso dessas ferramentas está focado apenas na fase final do planejamento, na avaliação de alternativas, mas podem também ser utilizadas em suas fases mais estratégicas de compreensão da problemática. Oito modelos LUTI, representantes das categorias dos modelos de interação espacial, econométricos e de microssimulação, foram avaliados quanto à sua capacidade de representar as intra e inter-relações entre os subsistemas de transportes, de uso do solo e de atividades, considerando suas características de nível de agregação, aleatoriedade e dinamicidade das de-cisões modeladas. Verificou-se que as bases conceituais desses modelos precisam ser melhor explicitadas para tornar mais claro aos atores, planejadores e modeladores suas premissas e limitações, fazendo com que não só seus resultados, mas também seu processo de construção, com destaque para os esforços de calibração e validação, seja útil para uma melhor compreensão da complexa problemática urbana.
Abstract: This paper’s main objective is to evaluate the capability of integrated land-use transport (LUTI) operational models to represent the urban phenomenon, as an initial step towards expanding the role of modeling in the urban planning process. Currently, the application of these tools is focused only on the final stage of planning, in the evaluation of alternatives, but they can also be applied in its strategic stages aiming to understand the problems. Eight LUTI models representing the categories of spatial interaction, econometric, and microsimulation models were assessed for their ability to represent the inner and interrelations of the transport, land-use and activity sub-systems, considering their level of aggregation, randomness, and dynamics of the modeled decisions. It was found that the conceptual bases of the selected models need to be better explicit to make their assumptions and limitations clearer to actors, planners, and modelers, turning not only their results, but also their construction process, especially the calibration and validation efforts, into useful tools for a better understanding of complex urban problems.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66873
ISSN: 2237-1346
Aparece nas coleções:DET - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_cfgloureiro.pdf2,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.