Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66873
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Representação do fenômeno urbano por meio de modelos integrados dos transportes e uso do solo: revisão da literatura e discussão conceitual |
Authors: | Sousa, Francelino Franco Leite de Matos Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro Lopes, André Soares |
Keywords: | Modelagem integrada;Modelos LUTI;Planejamento integrado;Agregação;Aleatoriedade;Dinamicidade |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Transportes |
Citation: | LOUREIRO, C. F. G. et al. Representação do fenômeno urbano por meio de modelos integrados dos transportes e uso do solo: revisão da literatura e discussão conceitual. Transportes, Vol. 25, n. 4, p. 96-108, 2017. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este artigo tem como objetivo principal avaliar a capacidade de modelos operacionais integrados dos transportes e uso do solo (LUTI) em representar o fenômeno urbano, como um passo inicial para ampliar o papel da modelagem no processo de planejamento urbano. Atualmente, o uso dessas ferramentas está focado apenas na fase final do planejamento, na avaliação de alternativas, mas podem também ser utilizadas em suas fases mais estratégicas de compreensão da problemática. Oito modelos LUTI, representantes das categorias dos modelos de interação espacial, econométricos e de microssimulação, foram avaliados quanto à sua capacidade de representar as intra e inter-relações entre os subsistemas de transportes, de uso do solo e de atividades, considerando suas características de nível de agregação, aleatoriedade e dinamicidade das de-cisões modeladas. Verificou-se que as bases conceituais desses modelos precisam ser melhor explicitadas para tornar mais claro aos atores, planejadores e modeladores suas premissas e limitações, fazendo com que não só seus resultados, mas também seu processo de construção, com destaque para os esforços de calibração e validação, seja útil para uma melhor compreensão da complexa problemática urbana. |
Abstract: | This paper’s main objective is to evaluate the capability of integrated land-use transport (LUTI) operational models to represent the urban phenomenon, as an initial step towards expanding the role of modeling in the urban planning process. Currently, the application of these tools is focused only on the final stage of planning, in the evaluation of alternatives, but they can also be applied in its strategic stages aiming to understand the problems. Eight LUTI models representing the categories of spatial interaction, econometric, and microsimulation models were assessed for their ability to represent the inner and interrelations of the transport, land-use and activity sub-systems, considering their level of aggregation, randomness, and dynamics of the modeled decisions. It was found that the conceptual bases of the selected models need to be better explicit to make their assumptions and limitations clearer to actors, planners, and modelers, turning not only their results, but also their construction process, especially the calibration and validation efforts, into useful tools for a better understanding of complex urban problems. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66873 |
ISSN: | 2237-1346 |
Appears in Collections: | DET - Artigos publicados em revista científica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_art_cfgloureiro.pdf | 2,84 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.