Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66873
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Francelino Franco Leite de Matos-
dc.contributor.authorLoureiro, Carlos Felipe Grangeiro-
dc.contributor.authorLopes, André Soares-
dc.date.accessioned2022-07-01T13:24:09Z-
dc.date.available2022-07-01T13:24:09Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationLOUREIRO, C. F. G. et al. Representação do fenômeno urbano por meio de modelos integrados dos transportes e uso do solo: revisão da literatura e discussão conceitual. Transportes, Vol. 25, n. 4, p. 96-108, 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2237-1346-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66873-
dc.description.abstractThis paper’s main objective is to evaluate the capability of integrated land-use transport (LUTI) operational models to represent the urban phenomenon, as an initial step towards expanding the role of modeling in the urban planning process. Currently, the application of these tools is focused only on the final stage of planning, in the evaluation of alternatives, but they can also be applied in its strategic stages aiming to understand the problems. Eight LUTI models representing the categories of spatial interaction, econometric, and microsimulation models were assessed for their ability to represent the inner and interrelations of the transport, land-use and activity sub-systems, considering their level of aggregation, randomness, and dynamics of the modeled decisions. It was found that the conceptual bases of the selected models need to be better explicit to make their assumptions and limitations clearer to actors, planners, and modelers, turning not only their results, but also their construction process, especially the calibration and validation efforts, into useful tools for a better understanding of complex urban problems.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherTransportespt_BR
dc.subjectModelagem integradapt_BR
dc.subjectModelos LUTIpt_BR
dc.subjectPlanejamento integradopt_BR
dc.subjectAgregaçãopt_BR
dc.subjectAleatoriedadept_BR
dc.subjectDinamicidadept_BR
dc.titleRepresentação do fenômeno urbano por meio de modelos integrados dos transportes e uso do solo: revisão da literatura e discussão conceitualpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo tem como objetivo principal avaliar a capacidade de modelos operacionais integrados dos transportes e uso do solo (LUTI) em representar o fenômeno urbano, como um passo inicial para ampliar o papel da modelagem no processo de planejamento urbano. Atualmente, o uso dessas ferramentas está focado apenas na fase final do planejamento, na avaliação de alternativas, mas podem também ser utilizadas em suas fases mais estratégicas de compreensão da problemática. Oito modelos LUTI, representantes das categorias dos modelos de interação espacial, econométricos e de microssimulação, foram avaliados quanto à sua capacidade de representar as intra e inter-relações entre os subsistemas de transportes, de uso do solo e de atividades, considerando suas características de nível de agregação, aleatoriedade e dinamicidade das de-cisões modeladas. Verificou-se que as bases conceituais desses modelos precisam ser melhor explicitadas para tornar mais claro aos atores, planejadores e modeladores suas premissas e limitações, fazendo com que não só seus resultados, mas também seu processo de construção, com destaque para os esforços de calibração e validação, seja útil para uma melhor compreensão da complexa problemática urbana.pt_BR
Aparece nas coleções:DET - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_cfgloureiro.pdf2,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.